• Sexta-feira, 29 de Março de 2024
  1. Home
  2. Uaaau Show
  3. Gêneros: Existe um terror pra cada tipo de pessoa

Uaaau Show

Gêneros: Existe um terror pra cada tipo de pessoa

Se você é aquela pessoa que diz que não assiste terror porque tem muito medo, eu me auto desafio a te provar que pode existir sim um tipo de terror específico pra você, afinal, são muitos os subgêneros existentes dentro dele e eu vou te dar uma ajuda a descobrir qual é o seu, caso você ainda não consiga assistir a nenhum filme que chamem de terror. É possível descrever o terror em uma palavra: medo. Essa é a intensão dos filmes do gênero, causar medo a quem assiste, e talvez seja justamente por isso que existam tantos subgêneros dentro dele, porque cada pessoa reage ao medo de uma forma diferente, e o que pode causar muito medo em mim pode ter um impacto inteiramente oposto em você. Eu morro de medo de filmes com exorcismos por exemplo, O Exorcismo de Emily Rose me tirou muitas noites de sono e até hoje eu prefiro passar longe dele, mas muitas pessoas o consideram um filme leve – o que eu pessoalmente acho loucura, só por ele ser baseado em uma história real é suficiente para ele ser tudo menos leve. Mas essa é a grande sacada do terror, cada subgênero agrada – ou desagrada – um tipo de pessoa, e por mais que eu deteste assistir filmes de exorcismos ou gore, eu adoro vários outros subgêneros que me causam medo, mas nem tanto. Então se você ainda não sabe que gosta de um algum subgênero do terror, até o final desse artigo eu garanto que você vai querer dar uma chance pra algum desses filmes. E se você já sabe exatamente do que gosta, quem sabe não resolva dar uma chance pra aquele subgênero que você diz não gostar tanto, nunca se sabe.

Eu resolvi dividir essa coluna em duas partes por conta da grande quantidade de subgêneros e para que fosse possível colocar bastante indicação de filme, então a segunda parte dela deverá sair na próxima semana.

SOBRENATURAL

O mais popular dos subgêneros é o sobrenatural, ele engloba todas as histórias em que as regras da existência normal não se aplicam, portanto, geralmente contêm aparições de demônios, espíritos, entidades e muitas vezes utilizam do psicológico e das crenças do telespectador para conduzir o terror. Ele às vezes até chega a aparecer em outro subgênero conhecido, o Slasher. O mais famoso exemplo de um filme de terror sobrenatural é provavelmente O Exorcista, até hoje um dos mais renomados filmes do gênero e que além de marcar uma geração inteira com grandes inovações cinematográficas, também traumatizou pra vida toda algumas centenas de adolescentes. Dependendo do que o gênero trata, o sobrenatural pode ser o que mais facilmente causa medo nas pessoas, eu costumava ter bastante medo de filme de espíritos quando pequena, O Chamado me traumatizou totalmente porque para você morrer só o que precisa fazer é assistir ao vídeo da Samara, E VOCÊ ASSISTE AO VÍDEO DURANTE O FILME. Então dependendo das circunstâncias em que os personagens se encontram em perigo, eu consigo me desprender e não achar que o mesmo vai acontecer comigo. Agora, possessão demoníaca ainda consegue me causar mais calafrios que qualquer outro subgênero e isso provavelmente nunca vai mudar.

Os filmes que eu mais gosto:

A Entidade (Sinister – 2012)

Um autor de romances criminais encontra uma caixa com filmagens antigas de crimes horripilantes que parecem ter sido cometidos por um assassino em série. Ao investigar, ele e sua família se tornam alvos de uma entidade sobrenatural maligna. O título desse filme em inglês é a melhor forma de o descrever, ele é sinistro demais! Já assisti ao filme algumas vezes e sempre recomendo para quem gosta de um bom terror sobrenatural.

Sobrenatural (Insidious – 2011)

Josh e Renai se mudam com a família para uma casa maior. Lá, o filho Dalton sofre um estranho acidente e entra em coma. Enquanto eles tentam salvar o menino, entidades malignas atormentam a família. Esse é outro que eu já assisti diversas vezes e sempre recomendo, a história é boa demais e o suspense sobrenatural é incrível.

A Corrente do Mal ( It Follows – 2015)

A jovem e despreocupada Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. No entanto, após uma transa, o garoto com quem passou a noite lhe explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Agora, enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, a jovem Jay começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e que não são vistas por mais ninguém. Esse foi com certeza um dos melhores e mais assustadores filmes de terror dos últimos anos.

It – A Coisa (It – 2017)

Um grupo de crianças se une para investigar o misterioso desaparecimento de vários jovens em sua cidade. Eles descobrem que o culpado é Pennywise, um palhaço cruel que se alimenta de seus medos e cuja violência teve origem há vários séculos. Eu absolutamente amei a nova adaptação do famoso livro de Stephen King e se você não viu ainda então corre que dá tempo de ver antes da estreia do segundo capítulo da história no início de setembro.

SLASHER

São aqueles filmes com seriais killers que cobrem o rosto com máscaras e que se popularizaram muito nos anos 80 e 90. Eles geralmente são longas de baixo orçamento e que possuem algumas centenas de continuações de ainda mais baixa qualidade. São histórias feitas em cima de muitos estereótipos e que mesmo assim renderam alguns filmes (e paródias) muito bons. O público costuma adorar e se divertir, a crítica nem tanto. A violência desses filmes muitas vezes é um tanto explícita a ponto de incomodar quem tem maior dificuldades em assistir coisas do tipo, mas ao mesmo tempo eles costumam ser filmes bem divertidos de assistir em grupo de amigos, especialmente a franquia do Pânico.

Os filmes que eu mais gosto:

Pânico ( Scream – 1997)

Um grupo de jovens enfrenta um assassino mascarado que testa seus conhecimentos sobre filmes de terror. A pequena cidade de Woodsboro nunca mais será a mesma. O primeiro filme da franquia é também o melhor de todos, e mesmo com todas as mortes que acontecem no decorrer do longa ele é um filme bem divertido de se assistir justamente pelos personagens entenderem de filmes slasher e usar esse conhecimento à seu favor.

A Hora do Pesadelo ( Nightmare on Elm Street – 1984)

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger, pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono. Um clássico de Wes Craven e que não tinha como não entrar para essa pequena lista.

GORE

Esse sim é um subgênero para poucos, os filmes tem como base a violência explícita, muito sangue e o alto nível de desconforto e horror de quem assiste. Eu confesso que é um tipo de filme que eu costumo passar e não ter nenhum estômago para assistir porque ninguém merece passar duas horas vendo pessoas sendo torturadas e sangue jorrando por todo lado. Existem alguns filmes bem nojentos e grotescos do gênero que por nada nesse mundo eu assistira como A Serbian Film, Holocausto Canibal e Centopéia Humana, sem ofensa para quem gosta, mas para esses filmes eu só tenho uma coisa a dizer “Por que?”. Ainda assim, existem alguns filmes que vão além disso, e que mesmo trazendo cenas difíceis para qualquer estômago, são muito bons e podem valer bastante a pena assistir.

Os filmes que eu mais gosto (Provavelmente os únicos que eu gosto):

Grave (Raw – 2016)

Justine é uma jovem tímida e vegetariana, caloura na mesma faculdade de veterinária em que estuda sua irmã, Alexia. Durante o trote, a menina é forçada a comer carne animal pela primeira vez e a ação provoca mudanças extremas em sua vida. Eu confesso que por todo o bafafá que esse filme causou ele teria mais cenas explícitas do que teve, mas ainda assim ele é bem pesado e possui momentos tensos e de muito horror. Mas a forma como a história é contada é absolutamente incrível, é um filme que aprofunda nas vontades humanas mais que na violência, mas não se engane, ele tem cenas bem fortes para quem tem estômago fraco.

A Morte do Demônio ( Evil Dead – 2013)

Mia é uma viciada em drogas que, para vencer seus demônios pessoais, vai com seu irmão David, a namorada dele, Natalie, e os amigos de infância Olivia e Eric até uma cabana rústica que pertence à família. Assim que chegam, descobrem que a cabana foi invadida e que o porão parece uma espécie de altar rodeado por animais mumificados, onde a descoberta de um Livro dos Mortos invoca forças demoníacas. A presença do mal possui Mia que começa a manifestar um comportamento estranho, interpretado no início como sintoma da abstinência. No entanto, aos poucos, todos percebem que uma força demoníaca se apoderou de seu corpo. Pois é, eu recém falei aqui que não conseguia assistir a filmes com possessão demoníaca e acabei de me contradizer não é mesmo? É que nesse caso a possessão demoníaca é bem diferente do sobrenatural justamente por toda a violência envolvida e pelas condições que ela acontece. Como aqui o filme é gore, a possessão é muito mais sobre matar violentamente as pessoas do que qualquer outra coisa, mas o filme é tão bem feito e quase totalmente sem efeitos visuais que deixa o gore do filme assustador até demais A versão original do filme de 1981 “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” também é incrível e mais fácil de assistir por conta da qualidade dos efeitos de maquiagem da época, que em alguns momentos chega a ser engraçado.

FOUND FOOTAGE

O Found Footage é um falso do documentário gravado com câmera na mão. É um subgênero que aborda todo e qualquer tipo de história, então ao mesmo tempo que ele pode ser sobre uma entidade paranormal, ele pode ser também sobre alienígenas que atacam o nosso planeta. É o subgênero mais aberto e consequentemente com maiores chances de agradar ao público que não é tão fã de filmes de terror.

Os filmes que eu mais gosto:

Creep – 2014

Um diretor de filmes amadores aceita um emprego nada convencional - gravar as últimas mensagens de um homem que está prestes a morrer. A ideia do filme é bem simples, e acredite, ela é tão simples quanto é sinistra, porque logo após ser contratado, o cinegrafista percebe que seu cliente não é nada daquilo que ele havia imaginado. Esse filme é tão bom que rendeu uma sequência considerada ainda melhor que ele, por crítica e público.

A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project – 1999)

Um grupo de três jovens cineastas desaparece ao entrar em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local conhecida como A Bruxa de Blair. Anos depois, a câmera que usavam é encontrada. Esse foi o primeiro found footage que eu assisti na minha adolescência e ele me marcou demais principalmente pelo fato de durante todo o filme eu ter realmente acreditado que ele era real. Poise, eu sei.... Mas até hoje esse é um dos melhores filmes do gênero e se você tem interesse por esse estilo de filme ele é obrigatório.

REC – 2007

Uma jornalista e seu cinegrafista filmam o surto de uma doença que transforma humanos em canibais perversos. Assim como a Bruxa de Blair esse é outro grande clássico do Found Footage que eu assisti na minha adolescência, e não, eu não acreditei que ele fosse real, dessa vez eu já havia aprendido a lição. Mesmo com uma premissa simples, o medo é muito bem construído nesse longa e eu não consegui dormir direito por um tempo depois do que eu vi no final do filme.

UAAAU recebe comitiva da Festa do Colono de Turvo Próximo

UAAAU recebe comitiva da Festa do Colono de Turvo

Comarca de Turvo passa a integrar o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher Anterior

Comarca de Turvo passa a integrar o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.