• Terça-feira, 27 de Julho de 2021
  1. Home
  2. Uaaau Show
  3. O que torna um filme cult?

Uaaau Show

O que torna um filme cult?

No fundo todo mundo sabe o que é um filme cult, ao menos para poder citar um como exemplo. E ao contrário do que muitos parecem pensar eles não são o oposto do cinema mainstream de Hollywood, ao menos não apenas isso, e a concepção dessa categoria de filmes acaba sendo bem mais abrangente do que isso, ou seja, é um punhado de coisas que tornam um filme cultuado. Então vamos por partes, começando pelo termo em si, filme cult por definição significa um filme que possui uma base de fãs extremamente fiéis, sendo essa base gigantesca, como a franquia de Star Wars, ou pequena como a de Rocky Horror Picture Show (lembrando que o “pequena” é em relação a filmes como Star Wars).  Falando em base de fãs entramos no segundo quesito: bilheteria. Muitos grandes sucessos cult foram enormes fracassos de bilheteria, filmes como Donnie Darko, Blade Runner e Rocky Horror são o que são hoje graças ao “culto” dedicado a torna-los mais conhecidos, o que acabou acontecendo por conta da grande procura pelos filmes que os fizeram voltar a serem exibidos muitas outras vezes nos cinemas (assim como muitos outros filmes cults). Outra coisa capaz de diferenciar esses filmes é a sua natureza controversa, que muitas vezes quebra paradigmas. Se Laranja Mecânica chocou por seu conteúdo violento, mas que fazia o público pensar sobre assuntos nem tão discutidos, Rocky Horror quebrou tabus sexuais. Justamente por isso, muitas vezes filmes cult são associados à intelectualidade, o que nem sempre é o caso, mas convenhamos que não tem como entender Donnie Darko de verdade na primeira tentativa. Um outro quesito pode muito bem ser o orçamento do longa, o cinema mainstream é bem mais improvável de criar grandes filmes cults porque isso geralmente significa fazer algo nunca feito, significa arriscar e quando você trabalha com orçamentos altíssimos você nem sempre tem a liberdade para isso, porque não tem como saber qual será a recepção do público para uma coisa nunca explorada. Fazer uma lista de filmes cult é algo beem complicado, então eu vou citar apenas alguns dos meus preferidos aqui.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain -2002)

Amélie é um dos meus filmes preferidos de todos os tempos e já pode ser considerado um clássico filme cult. Afinal, é muito difícil não amar um filme com tamanha positividade, sutileza e bondade e com uma protagonista tão excêntrica e amável como Amélie.

Atração Mortal (Heathers – 1989)

Esse é um dos meus trabalhos preferidos de Winona Ryder e com certeza um dos mais memoráveis dela. Esse filme adolescente tem muito mais assassinato e violência que a maioria dos filmes adolescentes.

Pulp Fiction (2014)

É óbvio que um dos mais conhecidos filmes cults apareceria por aqui. Se você já acompanha as minhas colunas a algum tempo sabe bem o quanto Quentin Tarantino é um dos diretores que eu mais admiro. Pulp Fiction mudou o jeito de se fazer cinema e por isso nem precisa de uma introdução.

A Princesa Prometida (The Princess Bride – 1988)

Um clássico dos anos 80 e um clássico filme cult. Essa aventura dos contos de fadas envolve batalhas, areais movediças, vingança e amores perdidos. Não canso de re assistir.

Donnie Darko (2001)

Foi graças às sessões a meia noite do filme nos EUA que o sucesso do filme ganhou o público. É até hoje um dos principais e mais enigmáticos filmes cults já feitos.

  

 

Clube da Luta (Fight Club – 1999)

Meio que o título do filme e as regras que sua história impõe aos personagens já mostra que o longa tinha tudo para ganhar um culto próprio. Então Clube da Luta ser um filme cult era quase uma obrigatoriedade.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind – 2004)

Outro dos meus filmes preferidos, Brilho Eterno é um filme sobre o amor e a dor que pode vir com ele. É completamente diferente do cinema convencional e uma das experiências mais incríveis que eu tive com o cinema.

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange – 1972)

O longa de Stanley Kubrick é um exemplo perfeito de filme controverso, tanto que até os dias de hoje divide opiniões, só assistindo para tirar as suas. Já nasceu um filme cult.

Blade Runner – O Caçador de Androides (Blade Runner – 1982)

O fracasso de bilheteria não conseguiu impedir que um culto de fãs se formasse para Blade Runner e tornasse o filme um dos mais conhecidos e aclamados filmes cults. A história futurista sobre androides escravos consegue ser atual até os dias de hoje.

Thelma e Louise (1991)

Duas amigas resolvem largar suas vidas chatas e entediantes para trás e cair na estrada, até que uma delas é atacada e elas acabam se tornando fugitivas de um assassinato. Um dos mais marcantes filmes já feitos até hoje.

Eu queria continuar a escrever sobre mais uns 30 filmes aqui, mas acho que agora é uma boa hora pra parar antes que eu perca o controle e coloque mais uns 10 dos meus preferidos.

Desembargador Ricardo Roesler é eleito presidente do Tribunal de Justiça de SC Próximo

Desembargador Ricardo Roesler é eleito presidente do Tribunal de Justiça de SC

Inicia pavimentação no acesso a Garajuva Anterior

Inicia pavimentação no acesso a Garajuva

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.