• Segunda-feira, 15 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Uaaau Show
  3. Praia Grande terá o I Festival Multicultural dos Cânions

Uaaau Show

Praia Grande terá o I Festival Multicultural dos Cânions

O evento será em maio e vai reunir arte e natureza.

Praia Grande (SC) terá, pela primeira vez, um evento que pretende levar ao grande público toda a pluralidade e riqueza da região, tendo a arte e a natureza como protagonistas. O I Festival Multicultural dos Cânions será nos dias 18 e 19 de maio, na Rua Coberta da Praça São Sebastião, no Centro. O projeto é resultado da destinação de recursos da Lei Paulo Gustavo - Projetos Livres de Economia Solidária e Criativa, através da Prefeitura de Praia Grande.

Serão oferecidas oficinas gratuitas como dança, meditação, reciclagem, artesanato, receitas e musicoterapia. Segundo a organização do evento, a região dos cânions é um destino turístico, mas também há um público muito específico que busca outras formas de conexão com a natureza, como terapias holísticas e expressões artísticas. A ideia é que mais pessoas tenham acesso a essas experiências. “O Festival será uma grande vitrine para que a nossa própria comunidade, bem como os visitantes, conheçam o potencial e desfrutem deste universo de possibilidades que vamos proporcionar”, detalha a proponente do projeto, Roberta Arend. Já estão confirmados participantes de cidades gaúchas como Torres, Mampituba e Cambará do Sul, assim como do estado catarinense, como Timbé do Sul, Sombrio e Criciúma.

Programação

Haverá shows gratuitos, tenda de terapias holísticas e feira de economia solidária com agricultura familiar, artesanato, brechó, entre outros. Para o público infantil, a programação vai oferecer atividades lúdicas que abordarão sustentabilidade e meio ambiente, como práticas com tintas naturais e reciclagem, além de contação de histórias, recreação com malabares, bolhas de sabão e rodas brincantes. A literatura terá espaço nos saraus com escritores da região e ainda haverá rodas de conversa com temas como ecoturismo, mulheres no canionismo, agricultura sustentável e diversidade.

Interação entre artistas e público

Um dos diferenciais do evento é a oportunidade proporcionada ao público de interagir diretamente com os expositores de diversas formas. Durante o festival, os participantes poderão acompanhar e colaborar com artistas trabalhando em suas obras, aproveitar a degustação na feira enquanto os pequenos produtores rurais compartilham informações sobre a origem dos produtos e ainda assistir intervenções artísticas no meio da plateia a qualquer momento, como apresentações circenses e de dança. “Esta abordagem fortalece os laços comunitários e impulsiona a economia solidária e criativa através da construção coletiva de conhecimento”, ressalta uma das organizadoras, Cíntia Bif.

O I Festival Multicultural dos Cânions tem o apoio da Prefeitura de Praia Grande, através das Secretarias de Educação e de Cultura. A programação completa será divulgada em breve na página do evento @festivaldoscanions.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto de: Fernando Machado 

Vereador, Diran, cobra placas de trânsito e pinturas na Rodovia Governador Jorge Lacerda Próximo

Vereador, Diran, cobra placas de trânsito e pinturas na Rodovia Governador Jorge Lacerda

Manifestação em Balneário Arroio do Silva: moradores reivindicam melhorias na segurança da Avenida Santa Catarina Anterior

Manifestação em Balneário Arroio do Silva: moradores reivindicam melhorias na segurança da Avenida Santa Catarina

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.