• Domingo, 29 de Março de 2020
  1. Home
  2. Uaaau Show
  3. Você sabe o que é ouvido absoluto?

Uaaau Show

Você sabe o que é ouvido absoluto?

É ter a capacidade de perceber e dar nome a cada uma das notas que chega ao seu ouvido. E não estamos falando só de música: também vale sons vindos de buzina, chiados da  natureza, vozes de animais, barulhos de máquinas...

A explicação para esse dom não está no aparelho auditivo, mas na cabeça. Quem tem ouvido absoluto possui mais capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. “Neles, essa região é ainda mais ativas em músicos”, diz Mauro Muszkat, neurologista da Unifesp.

Uma em cada 10 mil pessoas tem essa habilidade, mas os especialistas não sabem explicar ao certo por que ela ocorre. Alguns acham que é uma característica herdada geneticamente. Outros, que é um talento desenvolvido com muita dedicação e treino. Há os que acreditam, ainda, que todos nós nascemos com essa habilidade, mas ,se não a utilizamos, a perdemos.

Apesar de se manifestar normalmente em músicos, leigos também podem ter ouvido absoluto. Nesse caso , as respostas são sensoriais: ele terá facilidade em armazenar e codificar tons e saberá institivamente encontrar as notas em um instrumento, mesmo sem saber o nome delas.

Quando um ouvido absoluto faz a diferença

Jimi Hendrix

Sem grana para comprar um diapasão, ele foi a uma loja, dedilhou um instrumento aberto e afinou seu primeiro violão depois, em casa. No começo da carreira,  aprendia todo o repertório de uma banda nova ouvindo as músicas uma única vez.

Mozart

 Aos 5 anos ele já tocava piano e compunha melodias inteiras. Seu pai, exigente, o obrigava a estudar sem parar. Seu ouvido absoluto lhe permitiu classificar o grunhido de um porco: era um sol sustenido.

João Gilberto

Parte do seu mau humor vem de seu ouvido absoluto. Supersensível, João não tolera celular, cochichos na plateia, ar-condicionado barulhento ou caixas de som desreguladas- por isso mandou trazer técnicos do Japão para seus últimos shows no Brasil.

Tipos de Ouvido absoluto

Ouvido absoluto passivo

Uma pessoa com ouvido absoluto passivo é capaz de identificar as notas individuais que escuta, além da tonalidade de uma composição (assumindo que possui um certo nível de conhecimento musical), porém não é capaz de cantar as notas necessárias sem referência externa.

Ouvido absoluto ativo

As pessoas com ouvido absoluto ativo têm a capacidade de cantar qualquer nota que se lhe é solicitada, sem ter outra como referência.

Ouvido absoluto muito fino

As pessoas com ouvido absoluto muito fino não só são capazes de reconhecer uma nota pelo seu nome, como também saber quando uma nota está ligeiramente mais aguda ou mais baixa com respeito ao padrão de afinação comum (440 Hertz). Esta habilidade é extremamente rara.

Alguns músicos com ouvido absoluto muito fino são capazes de reconhecer se uma obra está desafinada com respeito a afinação comum `a uma distância de poucos savarts. Um savart é a unidade de afinação, ou seja, a quantidade de desafinação que pode ser percebida por um ouvido.

Inhaler banda de filho de Bono ( U2) , estreia clipe do single “ We Have To Move On”


Inhaler, banda comandada por Elijah Hewson, filho de Bono do U2,disponibilizou nesta terça feira (11) o videoclipe de seu novo single, “We Have To Move On”.

O novo som integra a série de singles que o grupo vem lançando recentemente e que já renderam aplausos da crítica especializada da Grãn  Bretanha.

O Inhaler apresenta uma sonoridade  indie rock, mas aposta ainda em pos-punk. Além disso, é inegável a semelhança  dos vocais de  Elijah com  os de seu pai Bono.  Confira no vídeo abaixo:

Santa Catarina cria campanha de proteção ao agronegócio Anterior

Santa Catarina cria campanha de proteção ao agronegócio

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio Próximo

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.