Análise da TransUnion mostra que as fraudes no comércio eletrônico na Black Friday caíram 29%, se comparado com o ano anterior, porém, aponta aumento de 45% nas suspeitas de fraude no Brasil ao comparar todo o período de 2019 e 2020
A TransUnion, companhia global de soluções de informação, insights de dados e prevenção à fraude, divulgou recentemente novas descobertas sobre as tendências do varejo online durante o início da temporada global de compras de final de ano, de 26 a 30 de novembro. A pesquisa mostra uma diminuição de 29% na suspeita de fraude no varejo online proveniente do Brasil durante o início da temporada de compras de fim de ano em comparação com o mesmo período em 2019. O Brasil teve a 61ª maior taxa de transações de comércio eletrônico arriscadas entre todos os países, regiões administrativas e territórios em todo o mundo durante a temporada inicial de compras natalinas de 2020. No entanto, apesar da diminuição do feriado, a TransUnion identificou que o percentual de suspeita de fraude de comércio eletrônico proveniente do Brasil aumentou 45% em todo o ano de 2020 até a Cyber Monday, 30 de novembro, quando comparado a 2019. As descobertas são baseadas em bilhões de transações analisadas por indicadores fraudulentos entre seus clientes globais de comércio eletrônico desde 2018.
“Os fraudadores vão onde estão as transações e, dada a grande mudança para o digital durante a pandemia, o aumento de suspeitas de fraude no comércio eletrônico em 2020 não foi uma surpresa”, disse Ricardo Gotthilf, especialista de Fraud&ID da TransUnion Brasil.
“E os resultados que vemos em relação ao aumento de suspeitas de fraude no e-commerce no mundo, aliados ao aumento de 16% nas buscas de informações para confirmação cadastral por parte dos varejistas brasileiros, segundo outra análise da TransUnion, validam nossa previsão de que este seria o maior fim de ano do e-commerce de todos os tempos. Os dados, que são de novembro de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019 no varejo online, nos dão um indício de que o consumidor está se acostumando a comprar nas mídias digitais, porém, também está mais exposto a fraudes”, conclui Gotthilf.
Porcentagem de Suspeita de Fraude Online durante as compras de Black Friday
País |
2019 |
2020 |
% variação |
Ranking 2020 |
Brasil |
6,14% |
4,36% |
-28,97% |
61 |
Global |
15,70% |
15,54% |
-1,02% |
N/A |
Canadá |
2,16% |
11,58% |
435,20% |
29 |
Hong Kong |
20,06% |
28,29% |
41,05% |
3 |
Reino Unido |
6,82% |
8,11% |
18,88% |
39 |
África do Sul |
6,94% |
7,40% |
6,59% |
45 |
Colômbia |
16,98% |
17,89% |
5,38% |
11 |
Estados Unidos |
17,86% |
17,89% |
0,21% |
10 |
Espanha |
22,60% |
16,87% |
-25,36% |
15 |
Filipinas |
7,23% |
4,82% |
-33,41% |
59 |
India |
5,37% |
2,96% |
-44,82% |
66 |
Chile |
12,28% |
5,66% |
-53,91% |
52 |
Entrando na temporada de compras de final de ano, o TransUnion Financial Hardship Study, realizado de 28 de outubro a 5 de novembro, revelou que 37% dos 9.515 consumidores pesquisados globalmente disseram ter sido alvos de fraude digital relacionada ao COVID-19. Isso representa um aumento de 28% em relação à mesma pesquisa na semana de 13 de abril.
“Com a pandemia da COVID-19 acelerando a mudança de transações offline para transações online, detectar tentativas de fraude digital tornou-se fundamental para os fornecedores de comércio eletrônico”, disse Shai Cohen, vice-presidente sênior da divisão Global Fraud Solutions na TransUnion. “Para evitar o abandono do carrinho com todas essas novas oportunidades de vendas, é igualmente, se não mais importante, assegurar que os consumidores realizem suas transações digitais com uma experiência que traga o atrito na medida certa, garantindo a segurança”.
Além destes resultados, outras tendências de fraudes levantadas na pesquisa são:
A porcentagem de transações de comércio eletrônico suspeitas de fraude no Brasil durante o início da temporada de compras de final de ano e o ano inteiro, de 2018 a 2020:
- 4,36% de 26 a 30 de novembro de 2020 e 21,62% no acumulado do ano 2020, até 30 de novembro.
- 6,14% de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2019 e 14,91% em todo o ano 2019.
- 12,22% de 22 a 26 de novembro de 2018 e 25,77% em todo o ano 2018.
Em contraponto à boa nova das quedas de suspeitas de fraude no período de temporada de compras de final de ano avaliado, a TransUnion verificou índices bastante expressivos no comparativo do acumulado ano a ano, a exemplo do Brasil, com alta de 45% (de 14,91% para 21,62%) entre 2019 e 2020, África do Sul com 249% (de 5,32% para 18,55%) e Hong Kong com 439% (de 7,83% para 42,17%).
Porcentagem de Suspeitas de Fraudes Online
Country |
Compras de final de ano 2018 |
Ano de 2018 |
Compras de final de ano 2019 |
Ano de 2019 |
Compras de final de ano 2020 |
Ano de 2020 até 30/11 |
Brasil |
12,22% |
25,77% |
6,14% |
14,91% |
4,36% |
21,62% |
Global |
9,76% |
11,12% |
15,70% |
9,80% |
15,54% |
13,67% |
Hong Kong |
0,16% |
3,21% |
20,06% |
7,83% |
28,29% |
42,17% |
África do Sul |
3,49% |
8,69% |
6,94% |
5,32% |
7,40% |
18,55% |
Colômbia |
7,95% |
10,07% |
16,98% |
16,86% |
17,89% |
14,45% |
Estados Unidos |
9,52% |
12,26% |
17,86% |
8,92% |
17,89% |
13,82% |
Espanha |
8,96% |
12,07% |
22,60% |
12,84% |
16,87% |
13,49% |
Canadá |
8,61% |
8,13% |
2,16% |
6,41% |
11,58% |
9,89% |
Chile |
14,95% |
57,29% |
12,28% |
16,41% |
5,66% |
8,83% |
Reino Unido |
2,98% |
5,32% |
6,82% |
5,21% |
8,11% |
6,78% |
Filipinas |
3,55% |
3,04% |
7,23% |
6,05% |
4,82% |
4,61% |
Índia |
2,45% |
2,54% |
5,37% |
4,92% |
2,96% |
3,97% |
Os dias com a maior porcentagem de transações suspeitas de fraude no Brasil durante a temporada de compras de final de ano de 2020:
- Pré-Black Friday, 26 de novembro: 5,06%
- Cyber Monday, 30 de novembro: 5,05%
- Black Friday, 27 de novembro: 4,29%
- Sábado, 28 de novembro: 3,83%
- Domingo, 29 de novembro: 3,13%
Para um infográfico sobre os resultados de compras da TransUnion na Black Friday no varejo on-line em todo o mundo, visite http://transu.co/6004Hu9k2.
Fonte: XCOM Agencia de Comunicação Transunion.