• Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
  1. Home
  2. Bem estar
  3. Ubuntu – Sou quem sou, porque somos todos nós

Bem estar

Ubuntu – Sou quem sou, porque somos todos nós

Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo africana, quando ao final dos trabalhos propôs uma brincadeira as crianças da tribo. Colocou um cesto cheio de doces debaixo de uma árvore. Chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já", elas deveriam sair correndo até o cesto e, a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", todas as crianças deram as mãos, saíram correndo juntas, pegaram o cesto juntas e comemoraram, felizes, juntas. O antropólogo, surpreso, foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"

Ubuntu, representa uma filosofia e uma ética antiga africana, que significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós”. Uma pessoa com ubuntu tem consciência que ela é afetada quando um semelhante seu é afetado. Sabe que não é uma ilha, somos continentes interligados uns com os outros. Ubuntu fala de respeito básico pelos outros. Fala de compaixão, partilha, empatia, compreensão, cuidado, humanitarismo, calor humano... Resumindo, ubuntu fala de amor!

O prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu, uma vez explicou: “Ubuntu é a essência do ser humano. Você não pode viver isoladamente, você não pode ser humano se é só. Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.”

Nós ocidentais, temos muito a aprender com os ditos “primitivos”. Em dias sombrios, como os que estamos vivendo atualmente, pensar além de nós mesmos é o grande convite. Construindo a consciência que nossas atitudes impactam no coletivo, pois esse coletivo também nos habita. E dessa maneira, ampliamos nossa visão de mundo. Não mais uma vida pautada no “ter” ou no “parecer”, mas sim uma vida estruturada no “Ser”. SER HUMANO.

“Sou porque nós somos”. Nós enquanto humanidade, precisamos uns dos outros para encontrarmos a felicidade. Ubuntu para todos nós!

Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos. Nelson Mandela

Psicólogo Juliano G. Cechinel

 

Portal UaaaU lança “Acelera Extremo Sul” Próximo

Portal UaaaU lança “Acelera Extremo Sul”

Cuidados com a saúde devem ser intensificados com as baixas temperaturas Anterior

Cuidados com a saúde devem ser intensificados com as baixas temperaturas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.