O Instituto Sicoob SC/RS realizou 347 ações e impactou 1,8 milhão de pessoas em 2019, com destaques para a Semana de Educação Financeira. A Central SC/RS aderiu ao Instituto Sicoob em novembro de 2018 e em junho de 2019 começou os processos de implantação e execução dos programas.
A cooperativa divulgou aos funcionários as estratégias do Instituto, seus eixos e programas, com a missão de conduzir e implementar uma agenda social integrada em todo o Sistema. Os eixos de atuação são: cooperativismo e empreendedorismo; cidadania financeira; e desenvolvimento sustentável.
O primeiro programa implantado foi o Concurso Cultural, que envolveu 1.465 alunos de 27 escolas no desenvolvimento de desenhos e redações. Este programa auxilia no desenvolvimento do imaginário coletivo dos estudantes, amplifica o olhar sobre as possibilidades e contribui para a formação de indivíduos mais cooperativos.
O Instituto também divulgou o edital Cooperação para o Desenvolvimento, um programa que visa patrocinar projetos encaminhados pelas cooperativas do Sicoob já aprovadas pelo Ministério da Cultura ou pelo Ministério do Esporte e que estejam em fase de captação de recursos.
A Central SC/RS submeteu para análise 13 projetos e desses, sete foram contemplados, alcançando 26% do total dos projetos patrocinados em âmbito nacional. O valor total subsidiado foi de R$ 361.153,99.
A Central SC/RS e 16 cooperativas do Sistema participaram da Semana de Educação Financeira, com ações realizadas por meio de palestras, entrevistas, oficinas, teatro e contação de histórias, ministradas por voluntários do Sicoob. Também foram distribuídas cartilhas e realizada divulgação em mídias como rádio e canais on-line.
As ações de contação de histórias foram desenvolvidas a partir do livro “Caio achou uma moedinha”, da Coleção Financinhas do Instituto Sicoob. Na ação os alunos confeccionam a “caixa dos sonhos” e depositam nela seus sonhos e objetivos, de acordo com a temática do livro. No final do ano, quando é aberta a caixa, a professora orientadora trabalha a temática novamente em sala de aula e fala sobre a importância do planejamento, da persistência e de saber lidar com as frustrações. O público-alvo desse programa são crianças entre oito e dez anos. Com o auxílio de sete voluntários, formaram-se 35 turmas de contação de histórias, impactando diretamente 855 crianças.
No último mês do ano o Instituto Sicoob realizou no Centro de Florianópolis uma Clínica Financeira, ação gratuita com o objetivo de oferecer um espaço de escuta, acolhimento, confiança, informação e orientação sobre finanças pessoais. Participaram voluntários da Central, das singulares e Pessoas de Apoio Estratégico de nove cooperativas, que atenderam o público e esclareceram sobre questões de endividamento, organização orçamentária, investimento e aposentadoria.
Fonte: FolhaSul