• Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
  1. Home
  2. Geral
  3. Arraial e Drive Thru Julino integram comunidade escolar de Maracajá

Geral

Arraial e Drive Thru Julino integram comunidade escolar de Maracajá

As tradicionais festas realizadas nos meses de junho e julho estão entre os eventos mais esperados pela comunidade escolar, contudo desde o início da pandemia as escolas tiveram que se adaptar para manter viva a cultura do São João ou Festa Junina/Julina como é popularmente conhecida.

Em Maracajá, não foi diferente, a Escola Eulália Oliveira de Bem, realizou sua festança nos dias   23 e 24/06/2021 e a Escola Maria Libânia Machado nos dias 19 e 20 de julho. Ambas proporcionaram aos estudantes momentos de contato com danças, guloseimas e tradições culturais desta época.

A Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, realizou na última sexta-feira, dia 23/07, nos períodos matutino e vespertino, um Arraiá. Já no sábado, dia 24/03, a Escola Maria Libânia Machado  promoveu também um drive thru para os alunos que estão na modalidade remota de ensino.

Ainda no sábado, dia 24, o CEI promoveu das 13h às 17h, em frente ao educandário, um drive thru.

12 de Maio

Segundo a diretora da Escola 12 de Maio, Aline Melo Rosso, os preparativos do Arraial iniciaram no mês de junho, onde alunos e professores se engajaram criando as coreografias das danças e a decoração. "No ano passado estávamos no auge da pandemia e devido às restrições do governo do estado não conseguimos promover nossa tradicional festa junina. Este ano, com a chegada da vacina e a flexibilização dos eventos, nós analisamos e vimos que era possível proporcionar esse dia de integração e cultura aos nossos alunos", detalhou.

A festa julina da Escola 12 de Maio envolveu cerca de 400 alunos. Além das danças típicas, que foram apresentadas por diversas turmas e faixas etárias, foi servido aos estudantes suco, pipoca, amendoim e cachorro-quente. Além disso, todos receberam de lembrancinha, uma sacola recheada de guloseimas típicas. "Para a realização da festa tivemos o apoio da prefeitura, Sicoob e da empresa Cedro", citou Aline.

Ela enfatizou que a participação dos pais também foi muito importante para que a festa acontecesse. "Os pais foram muito participativos, colaboraram arrumando seus filhos com trajes típicos, o que deu um brilho especial ao nosso Arraial", concluiu.

CEI

A direção do Centro de Educação Infantil optou pelo evento em sistema drive thru, onde foi montado um cenário em frente à creche, para que os pais passassem e fizessem a retirada de um kit de guloseimas típicas.

A diretora do CEI, Rejane Pereira dos Santos, explica que a direção da escola optou pela venda antecipada dos kits julinos e para incentivar os alunos criou uma premiação para os três que mais vendessem (1º lugar ganhou um bike, 2º e 3º brinquedos). "Foram vendidos 360 kits de R$ 15,00 e 220 de R$ 8,00, que continham espetinho, cachorro-quente, pipoca, amendoim, entre outras comidas típicas. Os valores arrecadados serão investidos em eventos futuros da instituição como, Dia das Crianças", detalha.

Rejane salienta que 90% das pessoas que adquiriram os kits passaram pelo drive thru para fazer a retirada. "Este sistema de drive thru e de venda de kits foi uma ideia nova, mas que teve aprovação da comunidade, que teceu muitos elogios pela organização. Queremos agradecer as famílias que colaboraram e também a nossa equipe, que fez tudo com muito carinho e dedicação", falou.

Parabenizou

O prefeito Anibal Brambila, acompanhado do diretor de Educação e Cultura, Daniel de Souza, o Chicão, prestigiou as duas festas. "Mesmo com as limitações devido à pandemia, vimos nas escolas e no CEI a integração da comunidade escolar,  com a união de todos foi possível manter a tradição e proporcionar bons momentos para os alunos", finalizou Brambila.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Maracajá

Araranguá: Jorginho é pré-candidato a deputado estadual Próximo

Araranguá: Jorginho é pré-candidato a deputado estadual

Presidente da Câmara Joel de Luca (PP) é Prefeito de Meleiro por 7 dias Anterior

Presidente da Câmara Joel de Luca (PP) é Prefeito de Meleiro por 7 dias

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.