• Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Ato simbólico fortalece conexão entre Unesc e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Imprensa livre

Ato simbólico fortalece conexão entre Unesc e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Instituições realizaram o plantio de árvores nativas, lembrando também o Dia da Terra.

Está enraizada a parceria entre a Unesc, no Brasil, e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Iscal), em Portugal. Celebrando a aproximação oficializada em 2020, que fortaleceu os trabalhos de internacionalização, as comunidades acadêmicas das duas instituições realizaram o plantio de árvores nativas. Um castanheiro, espécie natural de Portugal, foi plantado no campus da Universidade nesta quinta-feira (22/3). E uma araucária, nativa do Brasil, foi depositada no espaço em que será o futuro campus do Iscal, em Lisboa, na quarta-feira (21/3). A escolha da data para os atos teve o objetivo de lembrar o Dia da Terra, 22 de abril.

Já em execução, o trabalho em conjunto tem a proposta de alinhar a colaboração na construção e qualificação de conhecimento acadêmico, científico e cultural. “Vivemos hoje um momento marcante. No dia em que comemoramos uma data importante para o Planeta Terra, lembrando de sua preservação, consolidamos uma importante parceria que potencializa o nosso projeto de internacionalização. Estaremos de portas abertas para fazer Ensino, Pesquisa e Extensão em conjunto com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa”, enfatizou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. 

A parceria foi proposta em uma conexão entre a organização portuguesa e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc. A partir da iniciativa,  também há o compartilhamento de bases de dados para consultas e a transferência de conhecimento com a presença de professores e pesquisadores em eventos em conjunto, assim como também publicações científicas.

Um dos bons projetos em que há a socialização da expertise é a Eco-Escola, uma iniciativa ambiental do Iscal em que o coordenador adjunto do PPGDS, Dimas de Oliveira Estevam, e o professor Miguelangelo Gianezini são conselheiros. “Já estamos prospectando diversas ações. Há eventos em organização conjunta previstos para o próximo mês, professores da Universidade atuando em bancas e nossos estudantes poderão cursar disciplinas no Instituto e até prestar intercâmbio, assim como os alunos de Portugal podem ser recebidos aqui. É uma grande parceria”, frisou Estevam.

O caráter da parceria e as diretrizes de atuação do Instituto já possibilitaram a inserção dos cursos de Ciências Contábeis e Administração na parceria. O Iscal é uma organização com mais de 260 anos de existência, integrada ao Instituto Politécnico de Lisboa e direcionada para a área das ciências empresariais. “Estabelecemos uma integração muito grande na linha de trabalhos e pesquisas. Já há um cronograma de atividades para o ano de 2021 e algumas prospecções para 2020”, destacou o coordenador adjunto do cursos de Ciências Contábeis, Manoel Vilsonei Menegali.

 

Dia da Terra

A ideia do plantio foi sugestão de um jovem estudante do Iscal, Bruno Silva. Conforme o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Vidalcir Ortigara, o Dia da Terra tem o objetivo de criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. “Um dia como hoje nos faz repensar nossas atitudes frente ao ambiente em que vivemos. Lembramos das relações que temos com as outras pessoas e com a natureza, de quem dependemos para viver. O mundo todo volta a refletir sobre este assunto nesta data”, afirmou.

A data foi pensada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Unesc

Ada reforça policiamento especializado de proteção à mulher com novas viaturas Próximo

Ada reforça policiamento especializado de proteção à mulher com novas viaturas

Unesc realiza Mediações Culturais sobre Museu da Infância Anterior

Unesc realiza Mediações Culturais sobre Museu da Infância

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.