• Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Cartilhas serão distribuídas para adequação correta das calçadas em Criciúma

Imprensa livre

Cartilhas serão distribuídas para adequação correta das calçadas em Criciúma

Material está em fase de confecção e será distribuído para estabelecimentos e moradores que estão no raio de um quilômetro do Terminal Central. A construção das calçadas é uma determinação do Ministério Público 

O Governo de Criciúma iniciará a distribuição de cartilhas com as normas de adequação das calçadas do município. O material está sendo confeccionado e será fornecido para os moradores e comerciantes que estão no raio de um quilômetro do Terminal Central, devido a determinação do Ministério Público para regularizar os passeios públicos do local. As cartilhas também estarão à disposição dos cidadãos no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Conforme a Lei Nacional nº 10.098/200 e o Decreto nº 5296/2004, as calçadas em frente ao imóvel são de responsabilidade do morador. Os passeios públicos precisam seguir as regras da ABNT NBR 9050/2020 e ABNT NBR 16.537/2016. “As cartilhas serão um material de apoio à população. O material gráfico traz informações de metragem e ilustrações exemplificando como deve ser o modo de adequação dos passeios públicos. Além de seguir as normas, o morador tornará a sua calçada mais acessível para todos”, assegurou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, Aldinei Potelecki.

Se a pessoa ainda tiver dúvidas sobre as regras, deve entrar em contato com o setor de Divisão de Fiscalização Urbana (DFU), no Paço Municipal.

Notificação ao redor do Terminal Central

Seguindo a determinação do Ministério Público, as notificações das calçadas irregulares no raio de um quilômetro do Terminal Central já começaram. A finalidade da ação é oferecer uma acessibilidade adequada para pessoas com deficiência física, visual e com mobilidade reduzida. A notificação será por meio de um Aviso de Recebimento (A.R.), via correspondência.

Em caso de omissão, o morador será multado, conforme o Código de Obras do município. A multa é cobrada por meio da Unidade Fiscal do Município (UFM), e cada UFM tem o valor de R$ 135,48.

Fonte: Assessoria de Comunicação - DECOM - Criciúma

Jacinto Machado se aproxima das 500 doses aplicadas contra a Covid-19 Próximo

Jacinto Machado se aproxima das 500 doses aplicadas contra a Covid-19

Fachin anula condenações de Lula relacionadas à Lava Jato; Ex-presidente volta a ser elegível Anterior

Fachin anula condenações de Lula relacionadas à Lava Jato; Ex-presidente volta a ser elegível

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.