• Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Hemosc reforça necessidade da doação para repor estoques de sangue

Imprensa livre

Hemosc reforça necessidade da doação para repor estoques de sangue

Foto: Maurício Vieira / Arquivo/ Secom

O volume de doadores nos hemocentros de Santa Catarina diminuiu significativamente nas últimas semanas, resultando na baixa dos estoques sanguíneos. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforça a necessidade de doações para manutenção do banco. 

Nesta semana, estão em situação de nível reduzido o tipo sanguíneo O+, e, em nível de alerta, o que é bastante preocupante, os tipos O- e A+. Os estoques reduziram em torno de 50%.  

“Acreditamos que a diminuição se deve ao agravamento da pandemia em todo estado. Nos preocupa a situação do número de doações, pois a demanda de sangue para os hospitais do estado continua grande, inclusive para alguns pacientes com Covid-19. Solicitamos que as pessoas procurem o Hemosc e façam doações. Doar sangue é seguro e seguimos todas as medidas de segurança”, informou o chefe do Setor de Captação de Doadores, Silvio Antônio Battistella. 

Conforme dados do Hemosc, antes dos registros de casos de coronavírus, a entidade recebia uma média de 12,5 mil doações mensais. Atualmente, o número caiu para cerca de 11,1 mil, o que corresponde a uma diminuição de 11%. 

Atendimento com hora marcada 

Todos os cuidados estão sendo tomados para  garantir a segurança das pessoas. A doação de sangue está funcionando com hora marcada, que pode ser por telefone ou agendamento direto no site. O Hemosc adotou várias medidas de prevenção nesta época de pandemia, como por exemplo, a readequação do espaço, aferição de temperatura e lavagem das mãos na entrada dos hemocentros e a intensificação da higienização em cada etapa do processo. 

Para agendamentos, bem como mais informações sobre as etapas da doação de sangue e onde doar, acesse o site www.hemosc.org.br.

Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação - Secom

Liminar determina que município de Forquilhinha promova licitação do transporte urbano Próximo

Liminar determina que município de Forquilhinha promova licitação do transporte urbano

Ações da Epagri levam agricultoras e pescadoras a ocuparem espaços estratégicos nos setores onde atuam Anterior

Ações da Epagri levam agricultoras e pescadoras a ocuparem espaços estratégicos nos setores onde atuam

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.