• Quinta-feira, 28 de Março de 2024
  1. Home
  2. Geral
  3. Justiça suspende decreto municipal que desobrigava uso de máscaras em Criciúma

Geral

Justiça suspende decreto municipal que desobrigava uso de máscaras em Criciúma

O juiz Evandro Volmar Rizzo, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Criciúma, concedeu liminar em ação civil pública e ação popular para suspender lei municipal de Criciúma que desobrigava o uso de máscara de proteção individual em ambientes externos para pessoas com esquema vacinal completo.

Segundo os autos, o decreto municipal afronta diretamente a Lei Federal 13.979/2020 e também o Decreto Estadual n. 1.371/2021, que dispõe sobre o uso de máscaras, em espaços públicos e privados. “O perigo de dano e o risco ao resultado útil do processo decorrem do estado de calamidade pública referente à pandemia da COVID-19 e do risco de contaminação que o coronavírus oferece à população, estes que impõem a observância de protocolos rígidos e a adoção de medidas sanitárias restritivas para prevenção e contenção da sua disseminação, ao exemplo do uso de máscara facial”, destaca o magistrado.

A decisão deferiu o pedido de tutela de urgência e determinou a imediata suspensão dos efeitos do decreto municipal, assim como impôs a ampla divulgação da decisão em veículo de comunicação impresso ou eletrônico, de circulação municipal, site e nas redes sociais e institucionais da Prefeitura de Criciúma, com alerta à sociedade sobre os fins pedagógicos e dissuasórios que a situação de emergência de saúde pública exige e o cumprimento das medidas previstas no Decreto Estadual. Em caso de descumprimento da decisão, a multa diária foi fixada em R$ 10 mil, até o limite de R$ 300 mil, com a possibilidade de ser ampliada e estendida pessoalmente ao agente público responsável. Cabe recurso da decisão ao TJSC. (Autos 50225531820218240020 e 50225238020218240020​).​​​

Fonte: Assessoria de Comunicação - PJSC

Estudantes da EBM Almerindo Manoel da Luz, destaques em concurso pedagógico, recebem premiação Próximo

Estudantes da EBM Almerindo Manoel da Luz, destaques em concurso pedagógico, recebem premiação

Hefesto: pai e filha são denunciados por venda de produtos ilegais Anterior

Hefesto: pai e filha são denunciados por venda de produtos ilegais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.