• Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. MDB ainda tem entraves majoritários na região

Política

MDB ainda tem entraves majoritários na região

Maior partido de Santa Catarina em número de filiados, o MDB de nossa região ainda enfrenta alguns gargalos, diante das eleições de Outubro deste ano.

Em Balneário Arroio do Silva, por exemplo, a legenda vem conversando com o PL, para a composição de uma dobradinha.

O problema é que tanto o MDB, quanto o PL, estão dispostos a ser cabeça de chapa nesta majoritária, o que tem atrasado os trabalhos da pré-campanha.

Em Balneário Gaivota, o MDB lançou a pré-candidatura a prefeito de Fernando Ferreira, o Chimia, que tem buscado uma aproximação com os demais partidos de oposição.

Este cenário, no entanto, também carece de maior clareza, pois os demais partidos de oposição, especialmente o Progressistas e o PSD, também almejam ter candidatura a prefeito.

Em Meleiro, o MDB está aliado ao PL, nutrindo a expectativa de que poderá ser vice de Anderson Scardueli (PL). A vaga de vice, todavia, também é postulada por outras legendas, e especialmente pelo PSD.

Em Morro Grande, o atual vice-prefeito Juraci Favarin, o Tatim, é o pré-candidato do MDB a Prefeitura Municipal, mas ele também poderá concorrer novamente como vice do prefeito Clélio Daniel Olivo (PP), ou ainda ser candidato a vice do ex-prefeito Valdo Rocha (PSD).

Em Passo de Torres, o cenário não é menos complicado. No município, o partido conta com as disposições dos vereadores Renan Baltazar e Emerson Cardoso, de disputar a prefeitura, além da vontade neste mesmo sentido do ex-prefeito Jonas Souza.

Em São João do Sul o MDB selou aliança com o PL, mas ainda não está definido quem será o candidato a prefeito e quem será o candidato a vice.

Por fim, em Turvo, o MDB conta com múltiplas pré-candidaturas a prefeito, dentre elas a do ex-prefeito Heriberto Afonso Schmidt, a do ex-vice-prefeito Edson Dagostin, o Pisca, e a do empresário Selvino Londero.

Em princípio, o melhor avaliado nas pesquisas é que deverá prevalecer como candidato ao Executivo Municipal.

Nos demais municípios da região as coisas estão bem encaminhadas para MDB, com o partido já sabendo quem será seu candidato a prefeito, ou seu candidato a vice.

Há também o caso pontual de Ermo, onde o MDB já sabe que não participará da majoritária, hipotecando apoio ao projeto de reeleição do prefeito Paulo Della Vechia (PL), que terá como candidato a vice Edson Zauer Leonardo, o Bafinho (PP).  

Finais

 Prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha (MDB), irá inaugurar amanhã, na Praça Saul de Freitas, no centro da cidade, um monumento alusivo a heroína catarinense, Anita Garibaldi, e a seu marido, Giuseppe Garibaldi.

O monumento faz alusão ao fato de o casal Garibaldi ter passado pelo território de Sombrio, no ano de 1839, quando faziam o trajeto de Laguna para o Rio Grande do Sul.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Sombrio faz parte de um projeto maior, que objetiva criar um roteiro turístico internacional, envolvendo todos os municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e também do Uruguai e Itália por onde Anita e Giuseppe passaram.

Tal roteiro será divulgado entre os amantes do garibaldismo, que hoje são estimados em um milhão de pessoas em todo o mundo, os estimulando a conhecer cada um dos monumentos edificados em todos os municípios integrantes do projeto. 

 Julgamento do processo de cassação contra o senador Jorge Seiff (PL), que tramita no Tribunal Superior Eleitoral, foi novamente adiado. É a segunda vez em menos de duas semanas que isto acontece.

Parece cada vez mais claro que o TSE pretende cassar o senador, como também parece evidente que a intenção é que a cassação não aconteça muito em breve, pois deste modo a justiça eleitoral precisaria marcar nova eleição para preencher a vaga no Senado que ficaria em aberto.

Nesta nova eleição, por certo, teríamos uma nova onda bolsonarista em prol de um candidato ao Senado pelo PL. Se a cassação ocorrer agora, a nova eleição terá que ser marcada para Outubro, coincidindo com as eleições municipais.

A nova onda bolsonarista acabaria elegendo centenas de vereadores, e talvez dezenas de prefeitos a mais do que está previsto. É provável que por conta disto o TSE esteja empurrando o processo de cassação com a barriga.

Homem é encontrado morto em casa abandona em Araranguá no bairro Jardim das Avenidas Próximo

Homem é encontrado morto em casa abandona em Araranguá no bairro Jardim das Avenidas

Com mandado de prisão ativo, caminhoneiro é abordado e preso em Araranguá Anterior

Com mandado de prisão ativo, caminhoneiro é abordado e preso em Araranguá

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.