• Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí recebe primeiro teste com navio de 300 metros

Geral

Nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí recebe primeiro teste com navio de 300 metros

O Complexo Portuário de Itajaí realizou, nesta quinta-feira, 16, a primeira manobra especial de teste na nova bacia de evolução. A manobra foi executada com o navio “Valor”, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura (boca) e durou cerca de 1h e 40 minutos. A ação foi permitida por conta da obra de dragagem realizada pelo Governo do Estado para o aumento da capacidade da Bacia de Evolução, concluída em abril de 2019, além de investimento complementar do Porto de Itajaí e da Portonave.

A manobra, efetuada pela primeira vez no Brasil, iniciou no berço 02 da Portonave. O navio foi rebocado de ré até a área da bacia, dando sequência para o giro de 180º.

A nova bacia contempla 500 metros de diâmetro e 14 metros de profundidade. O investimento de R$ 141,9 milhões do Governo do Estado possibilita a atracação de navios de 335 a 366 metros de comprimento e 48 a 52 metros de largura.

“É uma obra de extrema importância que trará mais desenvolvimento econômico para Santa Catarina”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler.

O Complexo Portuário de Itajaí é segundo maior em operações de contêineres no Brasil, representando quase 4% da balança comercial brasileira e 60% dos produtos produzidos em Santa Catarina. A estimativa é que com a chegada de navios maiores, aumente em 30% a movimentação de contêineres - o que representa R$ 27 milhões a mais de receita nas atividades ligadas ao setor portuário.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina

Foto: Daiane Fagundes / Portonave

FVA oferece bolsas de estudo Próximo

FVA oferece bolsas de estudo

Disney em grupo adulto Anterior

Disney em grupo adulto

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.