• Sábado, 04 de Dezembro de 2021
  1. Home
  2. Geral
  3. Projeto obriga escolas a notificar ocorrência de gravidez em alunas

Geral

Projeto obriga escolas a notificar ocorrência de gravidez em alunas

Medidas adotadas pelas instituições públicas e privadas de ensino são sigilosas e se referem a jovens menores de 14 anos de idade.

O projeto de lei nº 2464/21 torna obrigatória a notificação, por escolas públicas e privadas, da ocorrência de gravidez em aluna com menos de 14 anos de idade, a fim de que sejam adotadas as medidas legais cabíveis, mantido o sigilo e evitadas as situações vexatórias.

A notificação deverá ser encaminhada para o Ministério Público, a Polícia Civil, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, a Secretaria de Educação e o conselho tutelar local. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

“A gravidez na adolescência, no Brasil e em países em desenvolvimento, é hoje considerada um risco social e um grave problema de saúde pública”, afirmou a autora da proposta, deputada Rejane Dias (PT-PI). “Cabem ao Legislativo ações para a proteção integral de crianças e adolescentes contra qualquer violência.”

Segundo a deputada, a notificação dos casos de gravidez permitirá a apuração de eventual crime de estupro de vulnerável, além de atendimento psicossocial. “Entre as causas de maternidade precoce estão casamentos infantis, violência sexual, extrema pobreza e falta de acesso a métodos anticoncepcionais”, disse.

Pelo Código Penal, o crime de estupro de vulnerável é definido como “ter conjunção carnal ou praticar ato libidinoso com menor de 14 anos”. A pena prevista nesse caso é de reclusão, de 8 a 15 anos.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: R7

Organizada pela 1ª Vara Criminal de Araranguá, live debaterá violência doméstica Próximo

Organizada pela 1ª Vara Criminal de Araranguá, live debaterá violência doméstica

Acidente com carreta em Maracajá deixa motorista em estado grave Anterior

Acidente com carreta em Maracajá deixa motorista em estado grave

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.