• Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. SC tem alerta de calor intenso, temporais, rajadas de vento e granizo nesta sexta-feira

Geral

SC tem alerta de calor intenso, temporais, rajadas de vento e granizo nesta sexta-feira

Altas temperaturas e umidade presente na atmosfera favorecem formação de temporais isolados desde a tarde da sexta-feira até o fim de sábado.

Santa Catarina terá um início de fim de semana marcado por calor intenso e risco de temporais acompanhados de rajadas de vento e chuva de granizo. Além de máximas acima de 35°C, a sexta-feira terá alerta de observação para chuva intensa a partir da tarde.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a combinação de altas temperaturas e a umidade presente na atmosfera fornecem condições favoráveis para os temporais isolados em todo o Estado.

A chuva deve ser pontualmente intensa, mas com altos acumulados em um curto período de tempo.

Além disso, nove regiões tem risco moderado para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas a partir das 14h desta sexta-feira (14) até o fim do sábado (15).

Regiões em amarelo tem alerta de observação para riscos de ocorrências por conta de temporais – Foto: DCSC/Divulgação/ND

Em caso de alagamentos e inundações, a Defesa Civil de Santa Catarina orienta que evite o contato com as águas, não dirija em locais alagados ou transitar em pontilhões e pontes submersas. Assim como cuidado com as crianças próximas a rios e ribeirões.

Já para deslizamentos de terra, as orientações é para que fique alerta para a inclinação de postes e árvores, qualquer  movimento de terra ou rochas próximas à residência. Assim como aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Para tempestades com ventos fortes e raios, é indicado que busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Já no local abrigado, é indicado que fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembrar que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro. Além disso, na praia, jamais fique na água.

Confira as temperaturas nesta sexta-feira (14):

Litoral Norte: 22°C / 33°C;

Planalto Norte: 17°C / 29°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 21°C / 31°C;

Grande Florianópolis Serrana: 17°C / 31°C;

Vale do Itajaí: 20°C / 34°C;

Litoral Sul: 18°C / 36°C;

Planalto Sul: 11°C / 30°C;

Meio-Oeste: 18°C / 32°C;

Oeste: 19°C / 33°C;

Extremo-Oeste: 18°C / 37°C.

Fonte: ND Mais

Casos de Covid-19 aumentaram 230% em SC na primeira semana de 2022; veja por região Próximo

Casos de Covid-19 aumentaram 230% em SC na primeira semana de 2022; veja por região

INSS suspende temporariamente perícias médicas Anterior

INSS suspende temporariamente perícias médicas

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.