Na última sexta-feira terminou a campanha nacional para grupos prioritários
A partir de hoje (3) toda a população pode se vacinar contra a gripe. Até mesmo quem faz parte do grupo prioritário, mas ainda não se vacinou. A vacinação acontece enquanto durarem os estoques.
Na última sexta-feira (31) terminou a campanha nacional e, até aquele dia, 80% do público prioritário tinha sido vacinado, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários tiveram entre 10 de abril e 31 de maio para fazer a vacinação com exclusividade.
No total, 59,4 milhões de pessoas faziam parte do grupo prioritário, entre elas grávidas, puérperas, crianças a partir dos seis meses e menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.
De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha do público prioritário segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque, esses grupos são mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a gripe.
*Com informações e foto da Agência Brasil