• Terça-feira, 17 de Maio de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Verão ou ‘inferno’? Onda de calor intenso promete temperaturas históricas em SC

Geral

Verão ou ‘inferno’? Onda de calor intenso promete temperaturas históricas em SC

Previsão é que calorão atinja Santa Catarina entre esta quarta-feira (12) e a próxima quarta (19), conforme anunciado pela Defesa Civil.

A onda de calor que atingirá Santa Catarina entre esta quarta-feira (12) e a próxima quarta (19), conforme anunciado pela Defesa Civil, é esperado em todos os verões, relata o meteorologista Ronaldo Coutinho.

Ele explica que o último registro histórico foi há 100 anos, quando Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, marcou 42°C em seus termômetros, o que pode acontecer neste verão em Santa Catarina tranquilamente.

Isso porque, conforme explica Coutinho, as condições ambientes nas cidades mudaram dentro de 100 anos. As populações cresceram, a urbanização se intensificou, o que propicia mudanças climáticas por todos os Estados, inclusive o catarinense.

O meteorologista disse que em municípios como Itapiranga são esperadas máximas entre os 41°C e 43°C durante a onda de calor. No Litoral Sul, os termômetros podem chegar também aos 41°C. Apesar das altas temperaturas, o fenômeno é esperado e está dentro do atual padrão.

Calor intenso

Para o meteorologista, a atual onda de calor que vem da Argentina deve ser histórica no país, bem como no Uruguai e em cidades gaúchas, por conta da proximidade entre as fronteiras. Nessas localidades, pode-se atingir a marca de até 48°C.

Onda de calor atingirá Estados no Sul do Brasil – Foto: Piter Scheuer/Divulgação/ND

Entretanto, o meteorologista Piter Scheuer alerta que o Estado catarinense deve, e vai ser influenciado pela ocorrência, apesar da menor intensidade. As massas de ar quente podem proporcionar temperaturas próximas ou acima dos 36°C em todas as regiões catarinenses, sem exceção.

Em algumas áreas do Oeste e do Litoral Sul, os termômetros podem atingir, ou até mesmo passar, do patamar dos 40/43ºC. Na Grande Florianópolis até o Norte do Estado são esperadas temperaturas entre 34°C e 36ºC. Já no Meio-Oeste e no Vale do Itajaí,as máximas ficam próximas dos 39°C.

Temporais de verão

Piter alerta que, com a intensidade do calor, o risco para temporais de verão – que englobam forte chuvas, granizo e ventanias – são esperadas pontualmente. Tempestades com vendavais não podem ser descartadas entre esta sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16).

Na próxima semana essas condições associadas à alta disponibilidade de umidade na baixa atmosfera e os elevados índices de instabilidades também marcam a proximidade de chuvas.

Como se proteger da onda de calor

A Defesa Civil emitiu um alerta para a onda de calor, juntamente com um guia de instruções sobre como se proteger durante os dias de calor. Confira:

  • Procure manter os ambientes abaixo de 32°C, especialmente naqueles em que há presença de pessoas idosas, enfermas ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder às temperaturas;
  • Não deixe animais e crianças sozinhos em carros durante qualquer período de tempo;
  • Minimize exposições diretas ao sol;
  • Vista roupas folgadas e de cores claras;
  • Hidrate-se bebendo água regularmente e outros líquidos não alcóolicos;
  • Coma alimentos de fácil digestão, como frutas e saladas.

Fonte: ND Mais 

Veja quais as infrações de trânsito mais cometidas em 2021 em SC Próximo

Veja quais as infrações de trânsito mais cometidas em 2021 em SC

Neto é suspeito de agredir e tentar matar a avó usando madeira com pregos Anterior

Neto é suspeito de agredir e tentar matar a avó usando madeira com pregos

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.