• Domingo, 31 de Maio de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Vereador Jorginho Pereira quer implantação do sistema de energia solar

Imprensa livre

Vereador Jorginho Pereira quer implantação do sistema de energia solar

Contribuir para tornar o município mais sustentável e, simultaneamente, criar uma alternativa financeira para a elevada tarifa de eletricidade das instalações municipais. Esse é o objetivo da indicação formulada pelo vereador Jorge Luiz Pereira, Jorginho (PP). A proposta foi debatida e aprovada por unanimidade durante a sessão dessa segunda-feira, dia 18, pela Câmara de Araranguá.
O vereador sugere que seja providenciada a instalação de painéis solares fotovoltaicos (que captam energia solar) nos prédios públicos do município e nas unidades da Rede Pública Municipal de Educação. De acordo com Jorginho, a instalação de energia solar fotovoltaica pode proporcionar benefícios não só de economia, mas de retorno financeiro e valorização das edificações públicas.” Colocando essa medida em prática estaremos valorizando o conceito de uma energia limpa e barata, que contribuirá para que os outros munícipes implantem essa ideia em suas residências e ocais de trabalho”, comentou.
Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício.

Como funciona:


O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica.

As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares. Além dos painéis fotovoltaicos, também se utilizam filmes flexíveis, com as mesmas características, ou até mesmo a incorporação das células em outros materiais, como o vidro. As diferentes formas com que são montadas as células se prestam à adequação do uso, por um lado maximizando a eficiência e por outro se adequando às possibilidades ou necessidades arquitetônicas.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.