• Terça-feira, 19 de Março de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Começa sessão que vai julgar se governador de SC cometeu crime de responsabilidade na compra dos respiradores

Política

Começa sessão que vai julgar se governador de SC cometeu crime de responsabilidade na compra dos respiradores

Começou às 9h06 desta sexta-feira (7) a sessão do tribunal do impeachment que vai julgar se o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), cometeu crime de responsabilidade na compra de 200 respiradores para pacientes da Covid-19 por R$ 33 milhões, adquiridos com pagamento antecipado e com dispensa de licitação.

Se for condenado, Moisés perde o cargo de forma definitiva. Caso seja absolvido, volta ao posto de governador. Por causa da pandemia, a sessão é feita por videoconferência.

O advogado Marcos Probst, que defende Moisés, informou à NSC TV que “acredita que a decisão colegiada será pela ausência de crime de responsabilidade porque é esta a realidade dos fatos”. “O governador do estado nunca participou dessa contratação", completou.

Moisés está afastado do cargo de governador desde 30 de março, quando o tribunal do impeachment aceitou a denúncia contra ele na parte dos respiradores. Desde então, o governo de Santa Catarina é comandado pela vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido).

Como ocorre a sessão?

A sessão teve início com a leitura dos pontos principais do processo. O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) e do Tribunal Especial de Julgamento, desembargador Ricardo Roesler, fez um resumo das votações.

Os autores da denúncia e governador afastado optaram por não se manifestar no início da sessão. Com isso, os advogados de acusação falaram com até 1 hora e meia cada. Agora, o advogado de defesa, Marcos Probst, fala.

Em seguida, o presidente do tribunal, desembargador Ricardo Roesler, chamará os 10 julgadores, um a um, para discutir o processo. Depois disso, Roesler vai apresentar um relatório resumido com os argumentos da acusação e defesa, assim como provas, para dar início à votação. Se houver necessidade de esclarecimentos, poderá ser concedida vista pelo prazo de cinco dias.

Cada um vai responder, com sim ou não, se Moisés cometeu crime de responsabilidade e se deve ser condenado com a perda do cargo. Se não houver pelo menos sete julgadores, a sessão será suspensa e marcada em nova data.

Para que ele seja condenado, são necessários pelo menos sete dos 10 votos.

 

Fonte: Globo.com/ Portal G1

Araranguá comunica calendário de vacinação da Covid-19 desta sexta-feira Próximo

Araranguá comunica calendário de vacinação da Covid-19 desta sexta-feira

Professor da Unesc premiado pela Fapesc recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores Anterior

Professor da Unesc premiado pela Fapesc recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.