• Domingo, 14 de Abril de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Evandro Scaini se filiará ao Progressistas

Política

Evandro Scaini se filiará ao Progressistas

Prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, que se elegeu pelo PSD e hoje está no Republicanos, migrará para o Progressistas nos próximos dias. O objetivo é encabeçar uma aliança, visando seu projeto de reeleição, que conte ainda com o União Brasil e o PDT, além do próprio Republicanos e do PSD. O candidato a vice de Evandro deverá ser o atual Secretário Municipal de Obras, o vereador licenciado Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul, que recentemente trocou com União Brasil pelo PSD. O atual vice, Carlos Scarsanella (PP), não poderá concorrer reeleição pois já é vice-prefeito reeleito. Além da atual gestão, Scarsanella também ocupou esta função entre 2017 e 2020, ocasião em que Juscelino Guimarães, o Mineiro (PSD), era prefeito.

 A oposição deverá ser encabeçada por Jairo Borges (PL). Em princípio ele tem como aliado o MDB, e provavelmente poderá contar com o PSDB, que atualmente está em processo de reestruturação no município.

 Ao migrar para o Progressistas, Evandro Scaini também abre novos horizontes para seu futuro político. Ele passa a ser o nome mais forte dentro do partido para substituir o deputado estadual José Milton Scheffer (PP) em uma disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Convém lembrar que Zé Milton é a bola da vez, dentro de seu partido, no Sul do Estado, para disputar o cargo de deputado federal. Se isto se concretizar, o Progressistas abrirá espaço para um novo nome a deputado estadual, missão que fatalmente recairá sobre Evandro, por conta de sua experiência política, concomitante ao fato dele já ter disputado uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2018, pelo PSD.

 Com a filiação de Evandro Scaini no Progressistas, o partido passa a contar com seis prefeitos em nossa região. Além dele, também administram Executivos Municipais pelo partido o prefeito de Turvo, Sandro Cirimbeli, o de Praia Grande, Fanica Machado, o de Passo de Torres, Valmir Rodrigues, o de Timbé do Sul, Beto Biava, e o de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo. O segundo partido com mais prefeitos é o MDB, que administra Araranguá, Sombrio, Jacinto Machado e São João do Sul. O PSDB e o PL ocupam a terceira colocação. O PSDB com as administrações das prefeituras de Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul, e o PL com Meleiro e Ermo. Por fim, fechando os 15 municípios da Amesc, o PSD administra o município de Maracajá.

Finais

Vereador araranguaense Jorge Luiz da Silva, o Jorginho, deixou o Progressistas e se filiou ontem ao PSD, do vice-prefeito Tano Costa. Em 2016, Jorginho se elegeu vereador pelo MDB, mas migrou para o Progressistas, por onde se reelegeu em 2020. O vereador José Carlos de Souza Cândido, o Zico, eleito pelo Avante em 2020, também deverá deixar seu partido e se filiar ao PSD, fortalecendo a chapa majoritária composta pelo prefeito César Cesa (MDB) e Tano Costa, no pleito municipal deste ano. Desde o último dia 7 de março, quando se deu a abertura da janela de transferência partidária para vereadores, sem o risco de perda de mandato, a dança das cadeiras nas Câmara Municipais de nossa região está aflorada. Pelo menos 30 vereadores aqui no Extremo Sul deverão trocar de partido até o próximo dia 5 de abril. 

Hoje é dia de lembrarmos os 20 anos da passagem do furacão Catarina por nossa região. Duas décadas depois, nenhuma medida de prevenção foi tomada pelas autoridades competentes, como, por exemplo, a instalação de um termômetro marítimo, para medir a temperatura do oceano, e emitir alerta em caso de possível formação de ciclones e novos furacões. Nesta semana também lembramos os 20 anos do atentado contra o ex-prefeito de Balneário Gaivota, Valcir Ferreira Pereira (PSD), que foi alvejado por vários tiros e acabou ficando paraplégico, em uma cadeira de rodas. Duas décadas se passaram e os responsáveis pelo atentado contra Valcir também não foram presos. Enfim, duas situações sem encaminhamentos condizentes, reafirmando a tese de que o Brasil é isto aí mesmo, e ponto final.

PSD recebe a filiação do vereador Zico Cândido Próximo

PSD recebe a filiação do vereador Zico Cândido

Revitalização da quadra de esportes da Cidade Alta Araranguá Anterior

Revitalização da quadra de esportes da Cidade Alta Araranguá

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.