• Terça-feira, 22 de Abril de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Filho de Bolsonaro pede asilo político nos EUA

Política

Filho de Bolsonaro pede asilo político nos EUA

Deputado federal do PL de São Paulo, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diz que pedirá asilo político nos Estados Unidos, onde se encontra com a família desde o final de fevereiro. De acordo com ele, esta decisão se dá com base no temor de retaliações, por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a sua atuação política.

Há três semanas, os deputados federais petistas Lindbergh Farias (RJ) e Rogério Correia (MG) impetraram uma ação criminal em desfavor de Eduardo, o acusando de conspirar contra instituições brasileiras nos Estados Unidos. A ação solicita que o passaporte do parlamentar seja apreendido, de modo a fazer com que ele não possa mais voltar àquele país.

Em suas últimas incursões nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro se reuniu com gestores de instituições públicas, com políticos, e com jornalistas, ocasiões estas em que teceu duras críticas ao Supremo Tribunal Federal, e especialmente ao ministro Alexandre de Moraes. A tese do deputado é a de que o Brasil não vive mais em uma democracia, e sim em uma ditatura do judiciário. Conforme ele, a liberdade de expressão deixou de existir no país, e nem mesmo um deputado tem mais o direito de expressar o que pensa, sem se preocupar com sanções vindas do STF.

No jogo político, a decisão de Eduardo de se alto exilar põe ainda mais lenha na fogueira da direita brasileira, que vem tentando se entender para disputar unida a eleição presidencial do ano que vem. Sua situação, aliada a manutenção das prisões dos acusados de atos golpistas, em 8 de janeiro de 2023; como também a ameaça de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, suposto idealizador de um golpe de Estado, é o nitrogênio que a direita precisa para acelerar sua locomotiva oposicionista.
O autoexílio de Eduardo Bolsonaro também é um claro indicativo que nenhum membro de sua família irá disputar a Presidência da República ano que vem. Seu pai está com os direitos políticos cassados até 2030. Seus outros irmãos não têm a empatia necessária para uma eleição nacional. Sua madrasta, Michele, não tem a experiência necessária para escapar das punhaladas que seus próprios aliados lhe dariam ao longo do período pré-eleitoral, e sua pretensa candidatura, de forma natural, se esvairia.

Pelo andar da carruagem, Jair Bolsonaro deve apostar suas fichas no governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Rep), para enfrentar a esquerda no ano que vem, na disputa pela Presidência da República. O vice pode ser o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), ou o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Tudo isto, no entanto, é mero raciocínio lógico, mas como se sabe, em política o fígado acaba tendo mais valor do que o cérebro.

Finais

De todo modo, se o cérebro da direita funcionar, e Tarcísio de Freitas for de fato candidato a Presidência da República, restaria saber se ele concorreria pelo Republicanos, seu atual partido, ou se migraria para o PL de Jair Bolsonaro, de quem já foi ministro dos Transportes. Em princípio, a lógica sugere a mudança de partido, o que faria com que ele caísse nas graças dos bolsonaristas mais aguerridos. Sempre convém lembrar que Tarcísio é militar, assim como Bolsonaro. Mais que isto, ambos são oriundos da Academia Militar das Agulhas Negras. Não lhes falta afinidade, e nem tampouco vontade de voltar a comandar o Brasil.

E o PL de nossa região está discutindo a possibilidade de lançar um candidato a deputado estadual, a exemplo do que já fez em 2022, quando a advogada Andresa Ribeiro, de Araranguá, concorreu à Assembleia Legislativa pelo partido. O governador Jorginho Mello, que é o presidente estadual da legenda, já convidou a prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha (MDB), para se filiar no partido e concorrer ao parlamento estadual. Por ora, ela agradeceu o convite e disse que pretende continuar à frente do Executivo Municipal sombriense.

Neste momento, no que diz respeito a uma candidatura a deputado estadual, a bola está quicando para que o Coordenador Regional do PL, André Fernandes Coelho, a chute.

R$ 2,3 milhões em asfalto: deputado Tiago Zilli atende pedido e beneficia comunidades de Turvo Próximo

R$ 2,3 milhões em asfalto: deputado Tiago Zilli atende pedido e beneficia comunidades de Turvo

Festeiros da Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens entregam convite na Alesc Anterior

Festeiros da Romaria e Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens entregam convite na Alesc

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.