• Sexta-feira, 17 de Abril de 2026
  1. Home
  2. Política
  3. Kekinha e Almides se filiam ao Republicanos

Política

Kekinha e Almides se filiam ao Republicanos

Prefeitos de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos, e de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, que foram eleitos e reeleitos pelo PSDB, respectivamente em 2020 e 2024, se filiaram ontem ao Republicanos, partido que é presidido em nível estadual pelo deputado federal Jorge Goethen, mas que tem como principal comandante o governador Jorginho Mello (PL). Para se ter ideia, o vice-presidente do Republicanos catarinense é José Agostinho Mello, irmão de Jorginho.

A ida de Kekinha e Almides para o partido tem como objetivo, por óbvio, estreitar a ligação de suas administrações com o Governo do Estado, que finalmente começou a abrir os cofres para convênios com as prefeituras. Não é segredo para ninguém que quanto mais próximo um prefeito estiver do governador, mais recursos ele conquistará para a prefeitura que administra.

Em relação ao PSDB de Gaivota e de Santa Rosa do Sul, haverá uma tendência natural de migração dos filiados do partido para o Republicanos, seguindo os passos de seus respectivos maiores líderes. No que diz respeito aos vereadores do PSDB, os que quiserem migrar para o Republicanos vão precisar esperar pela janela de transferência partidária de março de 2028, para que possam promover a mudança de partido sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Vale lembrar, no entanto, que o PSDB tem estudado a possibilidade de se fundir, ou ser incorporado por outra sigla, o que deixaria os vereadores liberados para deixar o partido a qualquer tempo.

Com a saída de seus únicos dois prefeitos aqui no Extremo Sul Catarinense, no que diz respeito aos Executivos Municipais, o PSDB ficará apenas com a filiação do vice-prefeito de Turvo, Giovani Carlessi, e da vice-prefeita de Morro Grande, Tati Scarpati Fenali, que muito provavelmente também deverão emigrar do partido, já que a principal líder da legenda no Sul do Estado, a deputada federal Geovânia de Sá, está apenas esperando a abertura da janela de transferência partidária federal, em março do ano que vem, ou fusão ou incorporação de seu partido, para migrar para o PSD. Nos legislativos municipais, o PSDB conta com 15 vereadores em nossa região, distribuído em oito Câmaras, a grande maioria sem destino certo diante da debandada que a legenda vem sofrendo. A maioria deverá migrar para o Republicanos ou PSD, partidos que estarão na linha de frente das eleições estaduais do ano que vem.

Finais

Coordenador Regional do Republicanos, Marco Antônio Mota, o Motinha, diz que seu partido deverá receber outras importantes filiações ao longo dos próximos meses em nossa região. O assunto, no entanto, vem sendo tratado a sete chaves dentro do partido, para evitar o assédio de outras siglas aos futuros filiados. De acordo com Motinha, as filiações de Kekinha dos Santos e de Almides da Rosa no seu partido vinham sendo trabalhadas a mais de um ano, e só agora se concretizaram. Na mesma toada, o Coordenador afirma que várias outras lideranças políticas da região também estão prestes a se filiar ao Republicanos, mas que tudo se dará ao seu tempo. Em relação a uma possível candidatura sua a deputado estadual ano que vem, Motinha confirma a disposição, mas ressalta que o assunto será tratado de forma ampla dentro do partido.

PT confirmou a vitória do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, como novo presidente nacional do partido, em eleição ocorrida no último domingo. A disputa pela presidência do PT em Minas Gerais está sob judice, mas os percentuais conquistados por Edinho em outros Estados já garantem a vitória a ele, independentemente do resultado final da disputa mineira. Em Santa Catarina, o deputado estadual Fabiano da Luz venceu o primeiro turno da eleição pela presidência estadual do PT, conquistando 3.082 votos, apenas 127 votos a mais do que a segunda colocada, a também deputada estadual Luciane Carminatti. Já o deputado estadual Pedro Baldissera, que representava a renovação mais viável para o PT catarinense ficou na terceira colocação, com 2.040. O segundo turno, entre Fabiano da Luz e Luciane Carminatti acontece dia 27 de julho.

Anteprojeto propõe exame toxicológico para ingresso no serviço público em Araranguá Próximo

Anteprojeto propõe exame toxicológico para ingresso no serviço público em Araranguá

Colegiado de Cultura da AMESC elege nova diretoria para o biênio 2025–2027 Anterior

Colegiado de Cultura da AMESC elege nova diretoria para o biênio 2025–2027

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.