Na última quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou o Anteprojeto de Lei do vereador Nelson Soares, que propõe a criação do aplicativo "Saúde na Palma da Mão".
A ferramenta permitirá aos cidadãos o agendamento, acompanhamento e cancelamento de consultas, procedimentos e exames médicos na rede pública de saúde do município, com suporte em tempo real e sem custos para o usuário.
O aplicativo, conforme o texto do anteprojeto, será compatível com os principais sistemas operacionais de dispositivos móveis e permitirá interação em tempo real, seja por respostas automáticas ou com servidores públicos da área da saúde.
A proposta prevê ainda que o acesso ao serviço será garantido apenas para usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), e que os dados pessoais serão protegidos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018).
O vereador Nelson Soares destacou a importância da iniciativa para melhorar o acesso à saúde pública em Araranguá: "Nosso objetivo é garantir mais comodidade e agilidade no atendimento, principalmente em momentos delicados em que o cidadão mais precisa.
Além disso, o aplicativo ajudará a reduzir filas nas unidades de saúde e minimizar a exposição de pacientes e servidores a doenças, trazendo mais eficiência e segurança para todos".
Com a tecnologia como aliada, o anteprojeto que propõe a criação do aplicativo visa um acesso mais prático e humanizado aos serviços de saúde, resolvendo questões de forma rápida e prática, oferecendo um suporte virtual que garanta interação na “palma das mãos”.