• Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
  1. Home
  2. Política
  3. Tiago encaminha dobradinha com Vampiro para 2022

Política

Tiago encaminha dobradinha com Vampiro para 2022

Reunião do ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), no sábado, com prefeitos do MDB de nossa região, para tratar de sua pré-candidatura a Assembleia Legislativa ano que vem, deixou praticamente selada a dobradinha Tiago a estadual, Vampiro a federal. O atual deputado estadual e Secretario de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro (MDB), já sentenciou que seu próximo desafio político será tentar emplacar na Câmara dos Deputados. Além dele, a deputada estadual Ada de Luca também será candidata a federal. A dobradinha com Vampiro abrirá importantes portas para Tiago Zilli na região de Criciúma, o que pode fazer toda a diferença com vistas a conquista de uma cadeira na Assembleia.

É de São João do Sul presidente de novo partido

O Partido Igual, um dos 82 partidos que aguardam por homologação oficial junto ao Tribunal Superior Eleitoral, concedeu a João Olivio Cardoso a comissão provisória da sigla em Santa Catarina. João é de São João do Sul, município pelo qual concorreu ao comando da prefeitura em 2016, à época pelo PPS. De acordo com Gilvan Medeiros, secretário nacional da comissão provisória da legenda, João Cardoso tem autonomia para constituir as comissões provisórias de todos os municípios do Estado.

Em nível nacional a comissão provisória do Partido Igual é comandada pelo carioca Sérgio Lins da Silva, político bastante conhecido entre os municípios da chamada baixada fluminense, nos arredores da cidade do Rio de Janeiro. Ele já foi Secretário Municipal de Governo de Belfort Roxo, município em que disputou o comando do executivo em 2016, à época pelo PSB.

De acordo com João Cardoso, IGUAL é a legenda para Integridade, Gestão, União, Amor e Liberdade. Basicamente, o partido prega a Igualdade dentro da sociedade e também o equilíbrio de forças entre os podes executivos. Neste sentido, defende a tese que os municípios devam ter mais acesso aos recursos que geralmente ficam presos em Brasília.

Conforme o secretário nacional da sigla, o Partido Igual está em fase final de aprovação por parte do TSE, e a expectativa é que a sigla já possa disputar as eleições do ano que vem. Em praticamente todos os Estados já existe comissão provisória da legenda, a exemplo de Santa Catarina, que passou a ser comandada por João Cardoso.

Atualmente o Brasil conta com 33 partidos, que são o MDB, PTB, PDT, PT, DEM, PCdoB, PSB, PSDB, PTC, PSC, PMN, Cidadania, PV, Avante, PP, PSTU, PCB, PRTB, DC, PCO, Podemos, PSL, Republicanos, Psol, PL, PSD, Patriota, Pros, Solidariedade, Novo, Rede, PMB, Unidade Popular. Se todos os pedidos de criação de partido que tramitam no TSE forem aprovados, o número subirá para 115.

Intenção é criar o Igual em todos os municípios de SC

De acordo com João Cardoso, sua intenção é a de criar o Partido Igual em todos os municípios do Estado nos próximos meses, de modo a deixar apta a legenda para a disputa estadual de 2022. “Já temos o partido formado em municípios como Joinville, Blumenau, Itajaí, Mafra, Itaiópolis, Criciúma e nos próximos dias haverá a criação em Florianópolis e em vários outros municípios de expressão no Estado. O trabalho está bastante adiantado”, comenta o presidente da comissão provisória estadual da legenda. Aqui no Extremo Sul, de acordo com João Cardoso, “todas as comissões provisórias dos 15 municípios deverão estar criadas nos próximos dias”.

Nossa região deverá tem candidatura pelo Igual ano que vem

Se tudo correr como planejado, e o TSE deferir o registro do Partido Igual o deixando apto para as eleições do ano que vem, o projeto passa pelo lançamento de vários candidatos a deputado estadual e federal em Santa Catarina. Uma destas candidaturas, provavelmente a estadual, seria por nossa região. João Cardoso diz que já existe um projeto alinhavado neste sentido, mas ressalta que não tem pretensões pessoas quanto a disputa eleitoral do ano que vem. Enfatiza que seu projeto passa pelo fortalecimento da sigla, e, neste sentido, sua contribuição estará focada na criação e estruturação do partido nos municípios do Estado.

Ataques à nova legenda são infundados, diz João Cardoso

Em nível nacional, o Partido Igual já começou a ser alvo de ataques, ligados a seu número, que será o 88. Na Europa o número 88 é a associado ao nazismo, pois o H é a oitava letra do alfabeto. A saudação “Heil, Hitler!”, que significa “Salve, Hitler!”, seria duas vezes o número 8, portanto, 88. Geralmente o número é utilizado pelos nazistas europeus como uma forma de comunicação oculta. João Cardoso diz que esta simbologia pode fazer algum sentido na Europa, nas não no Brasil. “Isso não existe, basta ler o estatuto do nosso partido. O que o Partido Igual quer é a igualdade, e não a supremacia de uns em relação aos outros, como queriam os nazistas”, comenta.

Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva suspende sessão desta terça-feira Próximo

Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva suspende sessão desta terça-feira

Veja como está a vacinação em adolescentes e doses de reforço em municípios do Sul de SC Anterior

Veja como está a vacinação em adolescentes e doses de reforço em municípios do Sul de SC

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.