• Terça-feira, 27 de Julho de 2021
  1. Home
  2. Saúde
  3. Acupuntura: uma importante aliada no combate a depressão e ansiedade

Saúde

Acupuntura: uma importante aliada no combate a depressão e ansiedade

Se você vive uma rotina intensa e agitada ou então enfrentou recentemente alguma perda na família, depressão, ansiedade ou crise emocional preste bastante atenção nesse artigo escrito pelo fisioterapeuta da Ostermann Medical Center, Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes (CREFITO 10- 35486)

Acupuntura é uma técnica milenar que integra a Medicina Tradicional Chinesa. Os benefícios desse tratamento têm sido cada vez mais reconhecidos através de inúmeros estudos. Sua aplicação vem sendo expandida e utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde física e mental.

Várias diretrizes clínicas recomendam a acupuntura no tratamento de alterações musculoesqueléticas, com presença ou não da dor. Depressão, transtornos de ansiedade e até dependência química encontram na prática da acupuntura uma via alternativa para o cuidado terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional.

Princípios da Acupuntura

A acupuntura tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos. Os chineses consideram que nosso corpo possui uma energia vital, a quem eles denominam Qi.

Portanto, a prática se baseia na ideia de que nossos maiores problemas relacionados à saúde física e mental são causados pelo desequilíbrio dessa energia. Mas quando corpo e mente se encontram em perfeito funcionamento, o Qi flui através dos canais meridianos, que estão localizados em pontos diversos do corpo.

De acordo com essa tradição, às vezes o Qi fica congestionado em diferentes vias meridianas, levando ao desequilíbrio energético, e por consequência, levam a doenças ou distúrbios. Esse congestionamento dos canais meridianos e consequente bloqueio do Qi podem ter uma variedade de causas, entre elas a má alimentação, estresse e traumas físicos, herança genética, entre outros.

Para que serve a Acupuntura ?

O papel da acupuntura, portanto, é desbloquear esse fluxo de energia e tratar a verdadeira fonte do problema, seja ele puramente físico ou de ordem emocional.

Teoria dos 5 movimentos e a relação entre corpo físico e mente

Para a Medicina Chinesa, as doenças e transtornos físicos e psicológicos têm uma relação direta com o mau funcionamento do organismo. Desse modo, como princípio básico para equilibrar corpo e mente, a acupuntura relaciona os órgãos do corpo aos estados emocionais para a aplicação da técnica de agulhamento. Tudo parte do princípio da Teoria dos 5 Movimentos, segundo a filosofia chinesa. Essa teoria é aplicada na medicina tradicional, da qual a acupuntura faz parte, e traça um paralelo entre os elementos da natureza – água, fogo, terra, madeira e metal – e o corpo humano.

A partir disso, os órgãos são classificados de acordo com cada um desses cinco elementos.

Vejamos os exemplos de classificação dos principais órgãos e seus elementos associados:

• rins = água

• coração = fogo

• fígado = madeira

 • pulmões = metal

• baço/pâncreas = terra

A medicina tradicional chinesa também segue o princípio de que cada emoção está associada a um determinado órgão e, consequentemente, a um dos elementos. As emoções que mais se destacam são: alegria (coração), tristeza (pulmão), raiva (fígado), preocupação (baçopâncreas) e medo (rins).

Durante a avaliação do paciente é preciso observar que tipo de emoção ele apresenta com maior intensidade. Por exemplo, uma pessoa que apresenta humor deprimido, tristeza e melancolia profunda, também apresentará um desequilíbrio energético do pulmão. Já o indivíduo constantemente irritado, que demonstra mudanças bruscas de humor, pode apontar um desequilíbrio da energia do fígado. Um terceiro exemplo pode ser dado sobre alguém que se sente ansioso, com pensamentos fixos, apresentando falta de energia. Nesse caso, o desequilíbrio aponta para o baço ou pâncreas.

Portanto, a acupuntura segue esses mesmos princípios, e sua técnica consiste em seguir a orientação dos pontos de fluxo energético (canais meridianos) conforme os órgãos e seus elementos.

Como é aplicada a técnica de acupuntura?

A técnica consiste na aplicação de agulhas com espessuras e comprimentos variados, que são colocadas em áreas específicas de acordo com o que está sendo tratado. Os pontos de acupuntura são as vias meridianas, que quando bloqueadas impedem a passagem do fluxo de energia vital. Um desses pontos, por exemplo, é o Yintang, que fica localizado no meio da testa, exatamente entre as sobrancelhas. Ao ser estimulado pela agulha, esse ponto é capaz de acalmar a mente e diminuir tonturas e dores de cabeça.

É a via de fluxo energético mais utilizada para tratar distúrbios do sono, ansiedade e estados de confusão mental. Assim, o acupunturista seguirá o mapa dos pontos de fluxo energético de acordo com os cinco movimentos, para aplicar as agulhas e liberar os canais de passagem do Qi, tratando cada problema emocional conforme sua necessidade.

Combinação de terapias

Os benefícios da acupuntura na saúde física e mental já são comprovados, e se valer dessa técnica milenar pode significar um grande progresso nos tratamentos para dor, da ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e até fobias. Todavia, é preciso reconhecer que a integração de tratamentos é mais valiosa que a substituição. Por isso a acupuntura faz parte das Práticas Integrativas e Complementares, e atua em conjunto com as demais áreas do conhecimento em saúde.

Onde encontrar ajuda

Agora que você aprendeu bastante sobre os benefícios da acupuntura, não perca mais tempo e entre em contato para saber maiores informações. Nosso fisioterapeuta, Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes (CREFITO 10- 35486) possui toda expertise e realiza um excelente atendimento na área.

O tratamento pode ser inclusive realizado por meio da assinatura do Ostermed, nosso plano de benefícios que oferece descontos de até 50% aqui no nosso centro médico próprio.

Entre em contato para maiores informações que podem ser esclarecidas na Central de Atendimento ao Paciente-CAP, pelo WhastApp (48) 48 9973-7109 ou (48) 3522-2314.

Motorista embriagada colide em motocicleta e homem sofre fratura exposta na SC-108 Próximo

Motorista embriagada colide em motocicleta e homem sofre fratura exposta na SC-108

SAMAE orienta consumidores sobre importância da adequada acessibilidade aos hidrômetros Anterior

SAMAE orienta consumidores sobre importância da adequada acessibilidade aos hidrômetros

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.