• Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
  1. Home
  2. Saúde
  3. Departamento de Saúde de Maracajá adere à Campanha Setembro Amarelo

Saúde

Departamento de Saúde de Maracajá adere à Campanha Setembro Amarelo

Maracajá

Nesta sexta-feira, dia 10 de Setembro, é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Com o objetivo de chamar a atenção de governos e da sociedade para a relevância do assunto, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial da Saúde (OMS) criaram essa data.

No Brasil, o "Setembro Amarelo" é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema é "Agir salva vidas".

Em Maracajá, os funcionários do Departamento Municipal de Saúde vestiram a camisa da Campanha Setembro Amarelo, para alertar os usuários do Centro Municipal de Atendimento à Saúde (CEMASAS) sobre a importância de falar sobre o tema, que para muitos ainda é considerado um tabu.

Além disso, segundo a diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves, o departamento realizará uma palestra motivacional no dia 23/09, às 19h, com a psicóloga Valéria Matos Andrade. A palestra é aberta ao público e acontecerá no Centro de Eventos Jerivás, anexo ao Parque Ecológico. "Também estamos definindo mais ações, que devem incluir um pedágio com distribuição de material informativo", disse Michele.

Atendimento

A Administração de Maracajá disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico no CEMASAS. "A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e para isso precisamos falar abertamente sobre o assunto e observar no nosso meio social se alguém está apresentando mudanças de comportamento, depressão e ansiedade. Caso identifique alguém com pensamentos suicidas procure ajuda no Cemasas, onde disponibilizamos atendimento com psicólogo e psiquiatra", explica a diretora de Saúde.

Serviço de Ajuda

Serviço de Atendimento Psicológico no CEMASAS – Fone: 3523-1354

CRAS  - Centro de Referência em Assistência Social – 3523-0318

CVV – Centro de Valorização da Vida - Telefone: 141

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Maracajá

Justiça recebe denúncia contra sete acusados na Operação O2 e determina cisão dos autos Próximo

Justiça recebe denúncia contra sete acusados na Operação O2 e determina cisão dos autos

De 0°C a 30°C: temperatura em SC terá grande variação no fim de semana; veja regiões Anterior

De 0°C a 30°C: temperatura em SC terá grande variação no fim de semana; veja regiões

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.