• Sexta-feira, 01 de Julho de 2022
  1. Home
  2. Saúde
  3. Testes de farmácia positivos para Covid-19 sobem 178% em SC entre abril e maio

Saúde

Testes de farmácia positivos para Covid-19 sobem 178% em SC entre abril e maio

No mesmo período houve um crescimento de 78,4% no número de testes de farmácia realizados no Estado.

Os testes de farmácia feitos em Santa Catarina que tiveram resultado positivo para Covid-19 aumentaram 178% entre os meses de abril e maio, conforme levantamento da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias).

Em abril, 1.838 testes positivaram, o equivalente a 17,11% do total de autotestes feitos. Em maio, os casos positivos pularam para 5.110 – 26,66% do total.

De acordo com a Associação, entre abril e maio, houve um crescimento de 78,4% no número de autotestes realizados no Estado. O balanço aponta ainda que, somente nos primeiros cinco dias de junho, 25% do total de testes de farmácias feitos em SC tiveram resultado positivo para a Covid-19.

A farmacêutica Francielle Tatiana Mathias explica que a chegada do outono, com temperaturas mais baixas, acaba levando as pessoas a ficarem mais tempo em locais fechados.

Além disso, a flexibilização das medidas de proteção contra a Covid-19 em praticamente todo o Brasil, resultou neste cenário de alta nos casos.

“Neste momento, é importante reforçar as medidas preventivas como uso de máscara em locais fechados, lavar muito bem as mãos e a higienização com álcool em gel”, reforça a farmacêutica.

Segundo ela, o aumento das vendas de autotestes reflete diretamente a alta de casos de gripes. “Em geral, estes produtos são comprados quando já existe uma sintomatologia que justifique a preocupação com a testagem”, afirma.

Mesmo com o aumento nos últimos dois meses, janeiro foi o mês com mais autotestes feitos em SC. Foram 96.268 no total e destes, 38.333 positivaram. A média diária de casos foi de 1.237.

A realização de testes rápidos para o Sars-CoV-2 em farmácias e drogarias foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 28 de abril de 2020.

Na primeira semana de maio do mesmo ano, uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde trouxe orientações sobre o uso dos testes rápidos.

Casos da Covid, leitos de UTI e vacinação

Santa Catarina é o sexto Estado com mais casos confirmados da Covid-19 e o 9º em número de mortes, segundo o Ministério da Saúde. Boletim divulgado pelo Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira (13), aponta que há 11.601 pessoas infectadas pela Covid-19.

O mesmo boletim mostra que a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto gerais oferecidos pelo SUS é de 95,1%. De acordo com informações da SES, obtidas pelo ND+ na tarde desta segunda, há 20 pessoas em Santa Catarina à espera de leitos.

São dez pacientes em busca de leito de UTI pediátrica. Destes, nove estão apresentam problemas respiratórios e um necessita de serviço especializado de UTI para outra doença.

Conforme o vacinômetro, 85,6% da população vacinável está com o esquema primário completo. Já a primeira dose de reforço foi aplicada em 46,7% da população maior de 18 anos.

Fonte: ND Mais 

CCR ViaCosteira: tarifa básica dos pedágios será reajustada nesta quinta-feira Próximo

CCR ViaCosteira: tarifa básica dos pedágios será reajustada nesta quinta-feira

Boeira por compor chama majoritária com PSB de Dário Berger Anterior

Boeira por compor chama majoritária com PSB de Dário Berger

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.