• Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
  1. Home
  2. Turismo e Gastronomia
  3. Curso de Gastronomia da Unesc traz chef Pedro Medeiros Soares para Aula Inaugural

Turismo e Gastronomia

Curso de Gastronomia da Unesc traz chef Pedro Medeiros Soares para Aula Inaugural

Evento marcou o início das atividades para as três primeiras turmas do curso

Os acadêmicos das primeiras turmas do curso de Gastronomia da Unesc estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (8/10) em um evento que marcou oficialmente o início das atividades da graduação. A Aula Inaugural do curso trouxe o chef Pedro Soares Medeiros, de Florianópolis, para ministrar uma palestra sobre a “História e Tendências da Gastronomia no Brasil. Os calouros ainda receberam as boas-vindas da Reitoria e da coordenação do curso e informações sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e as oportunidades que a Universidade oferece.

A abertura do evento contou com apresentações artísticas do Musical Unesc e da oficina Corpo em Movimento, do Colégio Unesc.

Em sua palestra, Medeiros contou sobre sua experiência com a culinária em outros países, incluindo o período em que fez intercâmbio na Suécia, e como representante de Florianópolis no evento Cidades Criativas, da Unesco. Abordou a valorização de ingredientes locais para os pratos e a importância dos movimentos Nouvelle Cuisine, Fusion Food, Gastronomia Molecular e Slow Food para o cenário gastronômico atual. Além disso, o chefe salientou como uma forte tendência a gastronomia regional e sustentável e o intercâmbio de ideias entre os países.

O chef falou ainda sobre a importância da capacitação para o trabalho com gastronomia. “A profissionalização é essencial. Um curso de graduação, cursos técnicos são a base no trabalho e o que vai melhorar o mercado. É de ambientes assim que saem os grandes profissionais. E é muito importante as instituições de ensino voltarem seus olhos a essa área’, afirma Soares.

Boas-vindas

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, deu as boas-vindas aos novos estudantes da Universidade e lembrou que a Instituição está com um portfólio com mais de 25 cursos a distância, sendo quatro na área de Hospitalidade e Lazer: Gastronomia, Gestão de Eventos, Turismo, Hotelaria, pensados para colaborar com o desenvolvimento dessa área na região.

“Muito obrigada por nos ajudarem a construir esse projeto. Uma metodologia que une a educação a distância e permite a flexibilidade para muitos de vocês que já atuam no mercado de trabalho. Esse é o nosso primeiro curso híbrido e uma experiência bem interessante. Estar em uma universidade, seja pela modalidade presencial ou a distância, é estar em contato com arte, cultura, pesquisa, extensão e todas as dimensões acadêmicas que ela oferece. O que desejamos é que vocês vivam a Unesc e experienciem as oportunidades que uma universidade oferece a vocês”, afirma Indianara.

O coordenador do curso de Gastronomia, Marco Antônio Silva, enfatizou que o trabalho será desenvolvido com a ajuda de cada um. “A construção do conhecimento é contínua e de responsabilidade de todos. Não existe professor que sabe e aluno que não sabe. Existe compartilhamento e construção conjunta do saber.

A coordenadora do Sead (Setor de Educação a Distância), Graziela Giacomazzo, também recepcionou os novos alunos da Unesc e explicou o funcionamento do AVA e do curso.

Gastronomia Unesc  

O curso de Gastronomia iniciou as atividades com três turmas de alunos. As aulas, em formato flexível, serão realizadas a distância e de forma presencial em encontros no campus da Unesc ou em espaços gastronômicos da região. No total, o aluno contará com 1.776 horas de atividades dinâmicas e importantes para a sua atuação prática no setor gastronômico.

Em formato flexível, que permite uma maior liberdade ao aluno, o curso tem dois anos de duração e será realizado 70% a distância e 30% de forma presencial em encontros no campus da Unesc ou em espaços gastronômicos da região. A intenção, é proporcionar um estudo aprofundado da gastronomia para aqueles que desejam iniciar ou se atualizarem na área.

Além do certificado da graduação, o aluno poderá contar com certificação profissional em diferentes modelos como Práticas Profissionais em Bebidas, Panificação e Confeitaria, Cozinha Internacional e Gestão Gastronômica.

As atividades presenciais oferecidas contarão com ensinamentos em habilidade em cozinha quente e fria, confeitaria e panificação, bebidas, cozinhas clássica e contemporânea, serviços de A & B, visitas técnicas e aula-show com chefs altamente qualificados em sua área de atuação.

Texto e fotos: Milena Nandi

Fonte: Assessoria de Imprensa Unesc | Aicom

Colégio Futurão anuncia nova estrutura e abertura de matrículas Anterior

Colégio Futurão anuncia nova estrutura e abertura de matrículas

Basquete feminino de Criciúma celebra mais uma final de Estadual Próximo

Basquete feminino de Criciúma celebra mais uma final de Estadual

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.