• Domingo, 05 de Maio de 2024
  1. Home
  2. Política
  3. Oito ex-prefeito ainda estão na briga por 2024

Política

Oito ex-prefeito ainda estão na briga por 2024

Oito ex-prefeitos aqui do Extremo Sul Catarinense permanecem na briga para concorrer novamente ao comando dos seus Executivos Municipais.

São eles: Ronaldo Pereira da Silva (PP), de Balneário Gaivota, Wagner da Rosa (MDB), de Maracajá, Nei Zanette e Vitor Hugo Coral, ambos do Progressistas de Meleiro, Jonas Souza (MDB), de Passo de Torres, Nelson Cardoso Oliveira (PSD), de Santa Rosa do Sul, Alex Bianchin (PP), de São João do Sul, e Heriberto Schimidt (MDB), de Turvo.

Inicialmente cotado para disputar a Prefeitura de Araranguá mais uma vez, o ex-prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP) nem chegou a dar inicio a estas tratativas. Já em Jacinto Machado, o ex-prefeito Antônio de Fáveri, cotado pelo PT para uma nova disputa, também não deu vazão a esta possibilidade.

Em Timbé do Sul, o ex-prefeito Eclair Coelho (MDB), que chegou a ser lançado como pré-candidato a prefeito, acabou retirando o seu nome do processo, facilitando a indicação do ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marlon Panatta como o candidato emedebista ao Executivo Municipal.

Há ainda o caso pontual do ex-prefeito de Ermo, Marcos Leone de Oliveira, o Marquinhos, nome certo do PSDB para tentar um novo mandato, mas que acabou falecendo no ano passado, vítima de problemas cardiovasculares.

Todos os ex-prefeitos que permanecem no processo tem chances de emplacar uma nova candidatura, mas alguns casos são mais complicados que outros. Em Balneário Gaivota, por exemplo, o ex-prefeito Ronaldo Pereira da Silva precisa convencer o PSD, do pré-candidato a prefeito Fábio Albino, a abrir mão da cabeça de chapa, algo que por ora não é tão fácil.

Em Meleiro, o Progressistas precisa fazer primeiro a lição de casa, optando ou pela pré-candidatura de Nei Zanette, ou pela pré-candidatura de Vitor Hugo Coral.

Sem este consenso o partido não tem como levar um projeto majoritário com reais chances de eleição adiante. Em Passo de Torres, o ex-prefeito Jonas Souza convive com as pretensões dos vereadores Renan Baltazar e Emerson Cardoso de também serem candidato a prefeito pelo MDB.

Por sua vez, em Turvo, o ex-prefeito Heriberto Schmidt também convive com a vontade de uma série de outros nomes dispostos a serem candidato a prefeito pelo MDB do município.

Já, navegando em águas tranquilas, as pré-candidaturas ao Executivo Municipal do ex-prefeito de Maracajá, Wagner da Rosa, do ex-prefeito de Santa Rosa do Sul, Nelson Cardoso de Oliveira, e do ex-prefeito de São João do Sul, Alex Bianchin, estão muito bem encaminhas.      

Finais

União Brasil de São João do Sul, do pré-candidato a prefeito João Olivio Cardoso, está trabalhando para ter o Republicanos como seu aliado nas eleições municipais deste ano. O partido também tinha como pré-candidato a prefeito Paulo Cardoso Claudino, o Paulinho, que havia disputado o Executivo Municipal em 2020, mas ele deixou a legenda e se filiou ao PL, por onde provavelmente dispute uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores.

Com isto, se abriu a possibilidade de uma dobradinha majoritária entre o União e o Republicanos, para as eleições municipais deste ano.

São João do Sul também contará com uma candidatura majoritária composta por MDB e PL, não necessariamente nesta ordem, e com outra composta por Progressistas e PSD. Por ora, então, o município deverá contar com três candidaturas a prefeito.

PL de Balneáro Gaivota promoveu encontro no sábado à noite para anunciar suas pré-candidaturas ao pleito municipal deste ano. Na ocasião, o nome do atual vice-prefeito Jonatã Coelho (PL) foi aclamado para concorrer novamente como companheiro de chapa do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB).

Os liberais também anunciam o nome de seus doze pré-candidatos a vereador, que serão: Sueli dos Santos, Fabiane Marques, Maria Mailete, / Bibiana Oliveira, Tiago Madrid, Marcelo Amaral, Ênio Ramos, Fábio Fausto Colombo, Oziel Rodrigo Simas, Sandro Pereira e Pedro Wilmar, além do presidente do PL gaivotense Ita Trajano. Interessante observar que Marcelo Amaral disputou o pleito majoritário de 2020 contra Kekinha e Jonatã, a exemplo de Ênio Ramos.

Já neste ano eles hipotecarão apoio ao atual prefeito e vice em seus projetos de reeleição.

Meleiro recebe Coleta Externa do HEMOSC Próximo

Meleiro recebe Coleta Externa do HEMOSC

Feira de Produtos da Terra: ação especial de aniversário atraiu o público Anterior

Feira de Produtos da Terra: ação especial de aniversário atraiu o público

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.