É no quintal — território de descobertas onde pedras ganham alma de brinquedo e galhos se erguem como antenas da fantasia — que a infância sempre encontra morada. Inspirado na poesia de Manoel de Barros, que considera que “Meu quintal é maior que o mundo”, o projeto “Encontro Natureza de Brincar: um quintal itinerante” propõe resgatar o brincar livre como direito e espaço de liberdade, em Criciúma. O evento será gratuito e acontece no dia 14 de setembro, domingo, a partir das 14h, no Ponto de Cultura Nunca Pare de Sonhar, no bairro Renascer. A programação é voltada para o público infantil e suas famílias, trazendo atividades ao ar livre como jogos, cirandas, oficinas, contação de histórias e apresentações artístico-culturais.
Idealizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, destinados pelo Estado através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a ideia vem na contramão da crescente urbanização e do excesso de telas na infância. Como consequência, o brincar tem sucumbido das infâncias, especialmente nas comunidades periféricas. “As crianças poderão brincar livremente e desenvolver habilidades de cooperação, autonomia e pertencimento, enquanto ocupam um espaço coletivo e social. Em um contexto em que comunidades vulneráveis sofrem com o déficit de experiências culturais e de ócio criativo, o projeto surge para preencher essa lacuna, oferecendo um espaço familiar e acolhedor que se adapta e chega até onde é mais necessário”, explica a proponente do projeto, Gabriella Mariane.
As atividades serão guiadas por agentes culturais, que vão propor vivências por meio do brincar como uma abordagem experiencial direta, intuitiva e sensível, embasada nos conhecimentos das práticas brincantes quintaleiras, resgatando memórias por meio do livre brincar. Ainda haverá distribuição gratuita de lanches para as crianças.
Segundo Gabriella, a escolha do local também dialoga com a proposta de descentralização das atividades culturais e de ampliação do acesso em comunidades em situação de vulnerabilidade. Além do evento, o projeto prevê a aquisição de um acervo de brinquedos e jogos da cultura popular brasileira, que permanecerá no projeto Nunca Pare de Sonhar, fortalecendo o incentivo ao brincar de forma contínua dentro do espaço.
Mais informações pelo instagram @cria.aventuras.
Programação Encontro Natureza de Brincar: um quintal itinerante
14h – Chegança com o espetáculo “No tempo em que eu brincava” com a Cia Trilhares – contação de histórias
15h – Oficinas-brincantes simultâneas:
* Pigmentos da natureza, com a arte educadora Joici Clemencia
* Brincantes de mamão, com o grupo Cultura Mamoeira
16h – Cantando histórias, com Gabriele Vianna
16h30 – Lanche da tarde
17h – Apresentação teatral “Felpo Filva”, com Cirquinho do Revirado
18h – Encerramento com a entrega do kit brincante para o Ponto de Cultura Nunca Pare de Sonhar
