• Domingo, 05 de Abril de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Pacientes com sintomas gripais terão atendimento exclusivo no HRA

Imprensa livre

Pacientes com sintomas gripais terão atendimento exclusivo no HRA

Medidas que estabelecem novo fluxo de atendimento no Hospital Regional de Araranguá começaram a valer hoje.

Preparados para o combate. Em meio ao anúncio do Ministério da Saúde de aumento de casos de Coronavírus no Brasil e diante da crescente procura de pacientes com sintomas de Covid-19 na região, este é o clima no Hospital Regional de Araranguá que por meio de sua unidade gestora, o Instituto Maria Schmitt-IMAS, mantém foco total no atendimento a pacientes que chegam com sintomas do vírus. 

Organizados para o enfrentamento do Covid-19 de forma preventiva e em consonância com as diretrizes da secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Regional de Araranguá passou a adotar a partir desta terça-feira, dia 25, um novo fluxo externo de atendimento à população. Na prática o que muda é a separação do atendimento comum dos pacientes com sintomas gripais e(ou) vias aéreas.  “A medida é de precaução. Essa separação já estava acontecendo porém na mesma portaria e diante do aumento da procura diariamente, a direção do HRA considerou necessária a mudança para facilitar a triagem e principalmente o acesso aos pacientes, promovendo mais agilidade e segurança” pontuou Ricardo Ghelere, Presidente do IMAS.

Entenda como vai funcionar

A recepção do pronto-socorro vai receber os casos gerais, assim como todas as urgências e emergências que chegam de ambulância, onde as equipes se mantém altamente preparada para o atendimento. A portaria um (1) ficou exclusiva para as pessoas com sintomas gripais e (ou) vias aéreas (incluindo o resfriado comum, congestão nasal, corrimento nasal, irritação da garganta, tosse e irritabilidade). As medidas estão previstas no plano de contingência do estado para o enfrentamento do avanço do vírus em Santa Catarina e estão de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. 

Além de organizar um novo fluxo, o IMAS preparou seus colaboradores para atuar na linha de frente no combate à pandemia, o que já vem sendo realizado desde as últimas semanas. “Nossa equipe vem promovendo a revisão de protocolos de contingência no hospital para casos de COVID-19 que incluem normativas para recepção, setores de isolamento, sinalização, EPI. Todos os nossos colaboradores estão protegidos com o uso de equipamentos de proteção individual e seguindo as normas de segurança orientadas pela Organização Mundial de Saúde” explicou Rafael Bonfada, diretor geral do HRA. 


Combate à fake News e elogios à equipe de trabalho

O Presidente do IMAS aproveitou para reforçar sua preocupação em relação a propagação das famosas “fakenews”. “Notícias falsas só atrapalham e ajudam a instalar o pânico. Até a tarde desta quarta-feira ainda não temos nenhum caso confirmado por exemplo em Araranguá e está tranquila a situação no Hospital Regional de Araranguá. Importante alertar para que a população busque informações seguras nos canais oficiais das autoridades de saúde” afirmou.

Ricardo também parabenizou os profissionais de Saúde que estão corajosamente cumprindo uma importante missão. “Gratidão aos nossos guerreiros, que colocam a vida do outro antes mesmo da sua própria, por honrar o juramento, por cada sacrifício e escolha, por estarem sempre atentos e dispostos ao bem coletivo” finalizou.

Centro de triagem Covid-19 Araranguá apresenta números iniciais Anterior

Centro de triagem Covid-19 Araranguá apresenta números iniciais

15 anos de The Office, a sitcom mais inteligente que a tv já viu Próximo

15 anos de The Office, a sitcom mais inteligente que a tv já viu

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.