• Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021
  1. Home
  2. Geral
  3. Prefeitura de Maracajá inicia revisão do Plano Diretor Participativo

Geral

Prefeitura de Maracajá inicia revisão do Plano Diretor Participativo

Maracajá

Crescer de forma organizada é o objetivo de toda cidade. Por isso, a Administração Municipal de Maracajá deu início a revisão do Plano Diretor Participativo. A primeira oficina para discutir as diretrizes para o desenvolvimento do município para os próximos anos acontece nesta quarta-feira, dia 22/09, às 19h, no Centro Comunitário da Garajuva, onde reunirá moradores das comunidades de Cedro e Garajuva.

O principal objetivo do Plano Diretor é garantir a melhoria da qualidade de vida da população. A Revisão do Plano Diretor tem a incumbência de pensar na cidade em esfera municipal e regional. "Nesta primeira fase a participação da sociedade civil é muito importante, pois por meio das oficinas vamos apresentar e discutir o que é o Plano Diretor, qual o contexto administrativo em que se insere, a sua composição e os instrumentos urbanísticos existentes para que possamos construir a cidade que queremos", explica a secretária de Administração e Finanças, Edilane Rocha Nicoleite.

O prefeito Anibal Brambila salienta a importância da participação da população nas oficinas, que serão realizadas pela Administração com o apoio técnico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e do Parque Científico e Tecnológico (Iparque). "Estamos em um momento importante, pois as definições realizadas nestes encontros irão guiar nossa cidade pelos próximos 10 anos. A última atualização do nosso Plano Diretor foi em 2015 e será através dele que vamos trabalhar a infraestrutura, mobilidade urbana, economia, entre outros fatores que regem nosso município", disse. 

Oficinas participativas

Conforme a equipe técnica da Unesc, nas oficinas públicas é feita a apresentação da realidade municipal, em todos os seus aspectos, como o aumento populacional, usos, zonas e infraestrutura com o intuito de ouvir a comunidade, coletando dados sobre as necessidades e potencialidades regionais, através da setorização por bairros.

Após realizar e ouvir os moradores, é realizada Audiência Pública Final para apresentar a proposta do projeto de lei elaborado de acordo com as leituras técnica e comunitária através das contribuições das consultas públicas, e em conformidade com o planejamento estratégico do município.

Cronograma

Os Grupos Executivo (GE) e Técnico Intersetorial que estão à frente da revisão do Plano Diretor estabeleceram a realização de quatro oficinas participativas. A primeira será nesta quarta-feira, dia 22/09, e abrange os bairros Garajuva e Cedro (Centro Comunitário da Garajuva); dia 27/09 será para os moradores de Sangão Madalena e Espigão da Toca (Centro Comunitário do Espigão da Toca); dia 29/09 vai envolver as comunidades de Espigão Grande, Encruzo do Barro Vermelho e São Cristóvão (Centro Comunitário do Encruzo) e no dia 04/10 será para o Centro, Vila Beatriz e Vila Floresta (Centro de Convivência da Terceira Idade).

Todas as oficinas iniciam às 19h, e as datas pré-definidas podem ser mudadas conforme planejamento da equipe gestora, porém haverá a divulgação por meio das redes sociais e carro de som. 

Fonte: Assessoria de Comuniação - Prefeitura de Maracajá

Em Araranguá, Matheus Cardoso dos Santos recebe moção de reconhecimento Próximo

Em Araranguá, Matheus Cardoso dos Santos recebe moção de reconhecimento

Celesc reforça dicas de economia de energia dentro da campanha nacional Anterior

Celesc reforça dicas de economia de energia dentro da campanha nacional

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.