• Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Saúde de Maracajá realiza agendamento de idosos de 85 a 89 anos

Imprensa livre

Saúde de Maracajá realiza agendamento de idosos de 85 a 89 anos

MARACAJÁ 

A prefeitura Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Saúde, anunciou nesta sexta-feira, dia 26, que idosos com idades entre 85 e 89 anos serão incluídos nos grupos que podem ser imunizados pela vacina contra a Covid-19. 

Para que a vacinação ocorra de forma organizada, sem aglomerações e filas, o Departamento de Saúde está realizando o agendamento da vacina. As pessoas que se encaixam no grupo ou responsáveis pelos idosos, devem agendar a vacina na segunda, pelo telefone:  98817-0740. 

O Governo do Estado recebeu na quarta-feira, dia 24, mais um lote de vacinas contra o novo coronavírus. A remessa de 59,5 mil doses da Oxford-AstraZeneca foi distribuída às 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das Regionais de Saúde de Santa Catarina. 

Segundo a diretora de Saúde de Maracajá, Michele Constantino Gonçalves, Maracajá recebeu 50 doses para serem aplicadas nos idosos de 85 a 89 anos. "Se sobrarem doses deste lote, serão distribuídas para idosos de 80 a 84 anos", disse. 

Vacinação 

A aplicação no grupo de 85 a 89 anos acontece na segunda-feira, dia 1º, e na quarta-feira, dia 3, após as 17h, no Cemasas. "Nós colocamos o atendimento no final da tarde após o atendimento normal do Cemasas, evitando assim a aglomeração. Para aqueles com dificuldades de locomoção, a aplicação será em sistema de drive-thru, onde a pessoa é vacinada dentro do carro. Para os acamados cadastrados no Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), um profissional irá até a residência", detalha a diretora de Saúde. 

Suspenso serviços odontológicos 

Os secretários e diretores de Saúde da região da Amesc, realizaram na manhã de sexta-feira, dia 26, uma reunião virtual para debater alguns assuntos relacionados à Covid-19. Seguindo a Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde - emitida no início da pandemia - os profissionais de Saúde, resolveram suspender por 15 dias os atendimentos odontológicos. 

Conforme a Nota Técnica: "Considerando o cenário atual da pandemia do Coronavírus e que o manejo do paciente, durante os procedimentos odontológicos, acontece a uma distância muito curta entre paciente e profissional, apresentando um alto risco para a disseminação da Covid-19, pela alta carga viral presente nas vias aéreas superiores e pela grande possibilidade de exposição aos materiais biológicos, proporcionado pela geração de aerossóis durante os procedimentos, o Núcleo de Saúde Bucal/DAPS/SPS/SES recomenda a suspensão dos atendimentos, sendo prioridade apenas casos de emergência. 

Prevenção 

Mesmo com a chegada da vacina contra a Covid-19, é importante que todos mantenham as medidas de prevenção contra o vírus, mesmo aqueles que já foram vacinados. "Nossa região está na matriz de risco gravíssima, com isso a prevenção continua sendo o melhor 'remédio'. É importante o uso da máscara, higienização das mãos com sabão e álcool, e que evitem lugares fechados e mantenham o distanciamento social", enfatiza a diretora de Saúde. 

Fonte: Carla Costa - Assessoria de Imprensa - Maracajá/SC

Estruturas da Unesc estarão fechadas nos próximos dois finais de semana Próximo

Estruturas da Unesc estarão fechadas nos próximos dois finais de semana

Aposentadoria gera reconhecimento na CERSUL Anterior

Aposentadoria gera reconhecimento na CERSUL

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.