• Segunda-feira, 16 de Maio de 2022
  1. Home
  2. Geral
  3. Segunda geada do ano, com mínima de 1,8°C, antecede calor extremo de 40°C em SC

Geral

Segunda geada do ano, com mínima de 1,8°C, antecede calor extremo de 40°C em SC

Campos ficaram branquinhos na Serra catarinense na madrugada desta quinta-feira (13)

Santa Catarina registrou a segunda geada do ano na madrugada desta quinta-feira (13), com mínima de 1,8°C em São Joaquim, na Serra, segundo uma estação local. O tempo frio antecede a onda de calor esperada nesta semana, com máximas que podem ultrapassar os 40°C.

Uma fina camada de gelo marcou os campos no Vale do Caminhos da Neve, a três quilômetros do Centro do município. Conforme a Epagri/Ciram, o termômetros registraram mínimas de 5,2°C em Bom Jardim da Serra, 5,7°C em Urubici e 7,3°C em Urupema.

A primeira geada do ano foi registrada na última sexta-feira (7). Segundo o meteorologista Piter Scheuer e o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, uma massa de ar mais seco permite que na madrugada a temperatura tenha uma queda acentuada. Assim, o mesmo ar seco faz com que a temperatura também suba acentuadamente à tarde.

A temperatura no amanhecer de São Joaquim foi de 1,8°C e à tarde os termômetros podem atingir os 30°C.

Calor extremo em SC

Conforme Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, a massa de ar quente deve provocar dias ensolarados com poucas nuvens na Argentina, Paraguai, Uruguai e o Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná serão influenciados pela onda de calor até a próxima semana.

As temperaturas devem variar entre 32°C e 36°C em todas as regiões. Algumas áreas do Extremo-Oeste e Litoral Sul os termômetros podem ultrapassar os 40°C.

Ainda conforme os especialistas, no Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí as máximas se aproximam dos 39°C, além de 36ºC entre a Grande Florianópolis ao Norte do Estado. Muitas cidades da Argentina, Paraguai, Uruguai e Centro-Oeste do Rio Grande do Sul podem atingir pontuais de 45ºC e 48ºC.

Temporais de verão

Há risco de temporais de verão (chuva forte, granizo e ventania) e pontualmente granizo e vendavais no Estado podem ocorrer entre a sexta (14) domingo (16) e próxima semana.

As chuvas ocorrem devido ao intenso calor associado à alta disponibilidade de umidade na baixa atmosfera e os elevados índices de instabilidades.

Fonte: ndmais

Variante Ômicron deixa 10 capitais em alerta crítico e intermediário Próximo

Variante Ômicron deixa 10 capitais em alerta crítico e intermediário

IMAS realiza quase 24 mil atendimentos nos 10 primeiros dias do ano em suas unidades Anterior

IMAS realiza quase 24 mil atendimentos nos 10 primeiros dias do ano em suas unidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.