• Quinta-feira, 28 de Maio de 2020
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Moda e Beleza

O que esperar da moda em 2020?

Vamos falar sobre tendências? Mangas bufantes, laços e cow print? Sim, vamos ver muito disso passeando por aí, mas não é dessa tendência estrita que estou falando, vamos falar sobre a moda ligada ao consumo e comportamento.

Em 2019, nunca se falou tanto sobre autocuidado. O próprio Google apontou uma curva crescente nas buscas pelo termo na plataforma durante o ano. Já falamos aqui sobre como olhar, entender e cuidar de si é importante. A onda do autoconhecimento e skincare seguem firme em sua jornada por aceitação dos poros. Para 2020, o Sebrae aponta uma nova tendência no segmento, o conceito de haircare, dos cuidados da pele para os cuidados com os cabelos. Há algum tempo venho observando o quanto os ondulados, cacheados e crespos vêm ganhando espaço, tanto influencers, quanto amigas, que tem se libertado dos alisamentos químicos para voltarem aos seus fios naturais. O serviço Brasileiro de Apoio às Micro Empresas também apontou a variação na forma dos fios como tendência, alerta que segundo um estudo realizado pela L’Oréal, apenas 18% das brasileiras nascem com os fios naturalmente lisos, sendo que é a forma mais comum no país vista nos últimos anos.

  

 

Quem me acompanha no instagram (se não, segue lá @_juliapassos) sabe que sou a loka das transformações capilares, e amo que uma das apostas do Sebrae é a coloração fantasia nos fios, apontada para 2019, mas segue em 2020. “O gosto pelo cabelo colorido se espalhou. A onda atinge de Millennials a mulheres maduras, abrange todos os gêneros.” afirma. E para além dos fios coloridos, o cuidado com o cabelo grisalho ou branco vem surgindo e conquistando o público sênior. A tendência dos brancos está sendo chamada de “gris ou grey”, hoje assumir o cabelo branco está associado à escolha pessoal e estilo de vida, não relaxamento ou conotações negativas. Fica a dica do instagram @shet_alks que traz conteúdos muito bacanas do universo 45+ 60- (e são bem vindas todas outras)!

Visto alguns dos apontamentos sob a perspectiva do Sebrae, percebemos um Estilo Livre, que é como o WGSN – portal portal líder global em previsão de tendências de moda, consumo e comportamento – denominou a macrotendência para os próximos anos. “As identidades pessoais serão libertadas e todos os estilos serão celebrados. Os consumidores são ambiculturais, com pessoas de múltiplas raças e etnias capazes de navegar naturalmente entre diversas culturas.” destaca Eva Farah, especialista da WGSN. Ressalta também a valorização das imperfeições, tanto na beleza, quanto no design.

Alô, bruxas! Mudando de assunto... Indico essa leitura aqui porque para os especialistas do WGSN, essa é outra aposta, o Misticismo. Uma nova era! Antes movida pela racionalidade e por dados, surge uma adaptação ao crescente anseio sobre emoções e expressões. Tendência que vai de encontro aos mesmos princípios estéticos sobre o skincare e haircare, ambos em busca de autocuidado e autoconhecimento. Reiki, wicca, ayahuasca e sagrado feminino, já ouviu falar? Essas são filosofias que venho observando o crescimento.

Por último, o mais importante? Aqui refletimos sobre produção, tecnologia, cuidados com o meio ambiente, onde todo o produto precisa ter um propósito e a sustentabilidade atingirá um novo patamar. O WGSN intitula Preocupações Climáticas como macrotendência para os próximos anos. Tenho algumas reflexões e dados sobre a problemática por aqui.

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