A Prefeitura de Balneário Gaivota, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado, 28 de março, o "Dia D" de mobilização para a vacinação contra a Influenza (Gripe) e o Tétano.
A ação busca ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção da comunidade antes do período de maior circulação de vírus respiratórios.
As salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, facilitando o acesso para quem trabalha durante a semana.
Onde se vacinar?
Duas unidades estarão preparadas para receber os moradores:
ESF Unidade Central
ESF Unidade de Lagoa de Fora
Público-Alvo e Grupos Prioritários
A campanha foca em grupos que possuem maior risco de complicações pela gripe ou que necessitam da atualização da dose antitetânica:
Influenza: Idosos (60 anos ou mais), crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e pessoas com comorbidades.
Outros Grupos Prioritários:
Povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e longo curso),trabalhadores portuários e dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens sob medida socioeducativa
Tétano: Pessoas com esquema vacinal incompleto ou que receberam a última dose há mais de 10 anos.
Documentação Necessária
Para receber a dose, é indispensável que o cidadão apresente:
Documento de identificação com foto;
Cartão do SUS;
Caderneta de Vacinação (fundamental para o registro e controle das doses).
Atenção: Integrantes de grupos profissionais ou portadores de comorbidades devem levar comprovante (contracheque, registro profissional ou laudo médico).
Serviço:
O quê: Dia D de Vacinação (Gripe e Tétano).
Quando: Sábado, 28 de março de 2026.
Horário: 08h às 17h.
Local: Unidades de Saúde do Centro e Lagoa de Fora.