De passagem ontem por nossa região, o deputado federal em exercício, Luiz Fernando Vampiro, admitiu que poderá deixar o MDB e se filiar ao PSD, para disputar a Assembleia Legislativa em 2026. De acordo com o parlamentar, este assunto já vem sendo tratado há algum tempo com o presidente do parlamento catarinense, o deputado estadual Julio Garcia, que por sua vez disputará uma cadeira na Câmara Federal ano que vem.
Vampiro almeja fazer uma dobradinha oficial com Julio, que teria como foco principalmente a região da Amrec e da Amesc. Já na região da Amurel, em princípio, Julio teria como companheiro de dobradinha o ex-prefeito de Braço do Norte, Beto Kurter, que deverá disputar a Assembleia Legislativa.
O grande xis da questão neste caso responde pelo nome de Clésio Salvaro, um dos principais líderes do PSD do Sul do Estado. O fato é que o ex-prefeito criciumense vem trabalhando para que seu ex-secretário municipal da Fazenda, Arleu da Silveira, dispute a Assembleia Legislativa ano que vem. Em 2024, Clésio já havia nutrido esforços para que Arleu fosse seu sucessor no comando da Prefeitura Municipal, mas as pesquisas não lhe foram favoráveis. Por conta disto, Arleu, que também era vereador, se retirou do processo eleitoral e Clésio construiu a candidatura do prefeito eleito, Vagner Espíndola Rodrigues, o Vaguinho (PSD).
Tão logo se encerrou o processo eleitoral municipal, Clésio começou uma articulação objetivando a eleição de Arleu da Silveira para a Assembleia Legislativa. Por ironia do destino, o primeiro passo neste sentido foi dado com a nomeação de Arleu para ser secretário parlamentar de Julio Garcia, no início de fevereiro passado. A intenção era a de começar a construir um projeto visando a candidatura de Arleu da Silveira a deputado estadual e de Julio Garcia a federal.
Em meio a esta história, no início de março, Vampiro, que havia saído derrotado da eleição de 2022, acabou sendo chamado para assumir a Câmara dos Deputados na vaga de Carlos Chiodini (MDB), que, por sua vez, passou a comandar a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária naquele mês. Com um mandato de deputado federal nas mãos, Vampiro voltou a ser um dos caciques da política no Sul do Estado, passando também a ter vez na distribuição das cartas do jogo eleitoral do ano que vem.
Para Julio Garcia, obviamente, é muito melhor ter Vampiro como companheiro de dobradinha, do que ter Arleu da Silveira, cujo maior cargo eletivo foi uma cadeira na Câmara de Vereadores de Criciúma. O grande problema desta situação, no entanto, é Clésio Salvaro, vê em seu ex-secretário o melhor nome do PSD para substituir Julio na Assembleia.
Finais
É preciso levar em conta, também, que não é apenas Arleu que está com seu futuro político-eleitoral ameaçado. O próprio Clésio não tem qualquer garantia que poderá disputar o pleito eleitoral de 2026. Com Vampiro, ou Arleu, disputando a Assembleia Legislativa, e com Julio disputado a Câmara Federal, sobra para Clésio uma candidatura a vice-governador na chapa de João Rodrigues (PSD), ou uma ao Senado Federal, sendo esta um suicídio político. A vaga de vice, no entanto, poderá ter uma série de outros pretendentes, filiados a federação União Progressista ou ao MDB, ou simplesmente poderá não existir, se o PSD se aliar ao PL do governador Jorginho Mello. Por conta disto, assegurar Arleu da Silveira como o candidato do PSD de Criciúma à Assembleia Legislativa, é uma questão de honra para Clésio Salvaro. Trata-se de uma situação extremamente complicada, e que precisará passar por uma decisão uníssona entre Clésio e Júlio Garcia.
Prefeito de Turvo, Heriberto Schmidt (MDB), de Ermo, Paulo Della Vechia (PL), e de Timbé do Sul, Valmir Manfiollette, o Belinha (PP), se reuniram ontem com o novo superintendente do DNIT de Santa Catarina, Amauri de Souza Lima, que está no cargo há apenas três semanas. A reunião teve como objetivo oficializar a solicitação para que a rodovia SC 285, que liga a localidade araranguaense de Sanga da Toca II a sede do município de Timbé do Sul - passando por Ermo e Turvo - seja federalizada. Com isto ela integraria a malha viária da rodovia BR 285, que, por sua vez, se estende de Timbé do Sul até o município gaúcho de São Borja, já na fronteira entre o Brasil e a Argentina. O fato é que com a conclusão da pavimentação da Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, há uma estimativa de que pelo menos cinco mil veículos passem a transitar por dia pela SC 285, se misturando ao tráfego urbano de Turvo e Ermo. Com a federalização a expectativa é que os dois municípios ganhem contornos viários, resolvendo o problema.
A Polícia Militar cumpriu dois mandados de prisão na tarde de ontem em Balneário Gaivota, com o objetivo de cumprimento da sentença transitada em julgada relacionado a estupro de vulnerável. Foram presos Diógenes Colares Borges, conhecido como Mano Godinho, ele que foi vereador entre 2017 e 2020, além de ter sido secretário de Turismo do município, na gestão do prefeito Ronaldo Pereira da Silva (PP), e também Vanessa Katrine Colares Borges, atualmente professora da rede estadual de ensino. A condenação ocorreu 12 anos após a denúncia, época em que a vítima tinha apenas 11 anos. De acordo com a acusação, os sucessivos estupros aconteceram por cerca de cinco anos sem que o pai da vítima tivesse conhecimento, até que houve uma denúncia. Após esgotar todas as medidas cabíveis, a dupla foi presa para cumprir pena pelo crime de estupro de vulnerável. Mano Godinho foi condenado a 13 anos de reclusão em regime fechado e encaminhado ao Presídio Regional de Araranguá. Já Vanessa Borges foi condenada a 8 anos e 10 meses de prisão, e encaminhada à Penitenciária Feminina de Criciúma.