• Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. PL será partido com mais candidatos no Sul

Política

PL será partido com mais candidatos no Sul

O PL, do governador Jorginho Mello, deverá ser o partido com mais candidatos legislativos no Sul do Estado ano que vem. De pronto a legenda já conta com quatro projetos de reeleição, através das candidaturas dos já deputados federais Daniel Freitas, Júlia Zanatta e Ricardo Guidi, e do deputado estadual Jessé Lopes, todos de Criciúma. Também de Criciúma vem sendo construída a candidatura a deputado estadual do advogado Guilherme Colombo, marido de Júlia Zanatta.

Afora eles, também já é certa a candidatura do Delegado-Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, à Assembleia Legislativa, mesmo caminho que deverá ser trilhado pela primeira-dama de Tubarão, Grazielle Soratto. Observe que este grupo contempla três candidatos a federal e outros três a estadual apenas no Sul do Estado.

Em nossa região, o PL deverá abraçar majoritariamente a candidatura a deputado estadual de Ulisses Gabriel, que, em que pese o fato de estar radicado eleitoralmente em Orleans, é natural de Turvo. Por sua vez, muito provavelmente Ulisses deverá fazer dobradinha com Ricardo Guidi, já que Júlia Zanatta terá Guilherme Colombo como seu candidato preferencial a Assembleia Legislativa, e Daniel Freitas terá Jessé Lopes.

Das principais legendas, o PL será a que terá mais candidatos no Sul do Estado. O MDB, por exemplo, trabalha com a possibilidade de lançar dois candidatos a federal e três a estadual. O Progressistas deverá lançar um a federal e quatro a estadual. Já o PSD trabalha com a expectativa de lançar um candidato a federal e três a estadual, no máximo. O PT, por sua vez, deverá lançar um candidato a federal e dois a estadual no Sul Catarinense. Um dos nomes a estadual é o do advogado e ex-prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, que disputou a Prefeitura de Criciúma no ano passado.

Não é descartada a possibilidade de o PL do Sul do Estado emplacar um de seus nomes, novamente, em uma das vagas de suplente de senador ano que vem. Com a eleição de Jorginho Mello para o comando do governo catarinense, em 2022, Ivete Appel da Silveira (MDB) ocupou seu lugar no Senado Federal. Como consequência, seu segundo suplente, Beto Martins, que é ex-prefeito de Imbituba e é o atual Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Rodovias, está na condição de primeiro suplente de Ivete. O próprio Beto poderá ser escalado novamente para a condição de candidato a suplente ao Senado ano que vem.

Finais

O governador Jorginho Mello (PL) manifestou preocupação com a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REP/PB), que solicitou o afastamento dos deputados catarinenses Caroline de Toni, Julia Zanatta e Zé Trovão, todos filiados ao PL. A solicitação do afastamento se deu por conta da participação dos parlamentares no episódio que motivou a suspensão dos trabalhos da Mesa Diretora da Câmara por dois dias, na semana passada. Jorginho ressaltou que Santa Catarina já enfrenta um cenário de desequilíbrio federativo, recebendo apenas 10% do que envia em recursos para Brasília, e que a redução da representatividade política do Estado agravaria ainda mais essa situação. O governador conclui dizendo que é preciso trabalhar pela paz e pela convergência, e que não se fortalece a democracia afastando deputados que discordam de arbitrariedades cometidas no Congresso Nacional.

Durante evento ocorrido ontem, em Joinville, senador Esperidião Amin (PP) deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Em meio a uma fala a políticos e empresários do município, Amim ressaltou que: “os fatos que virão à tona, ainda nessa semana, mostrarão as discrepâncias da nossa organização política”. Depois da frase enigmática, o senador fez uma série de comentários sobre o que ele considerou serem desmandos na condução da política nacional. Questionado por jornalistas sobre quais fatos virão à tona, Esperidião Amim foi evasivo, deixando a entender que nos próximos dias tudo será revelado. Pelo atual contexto político nacional, que tem colocado no centro das atenções o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a fala de Amim poderia estar direcionada a ele, todavia, o senador não quis entrar no mérito da questão, pelo menos por enquanto.

Prefeito Cesar Cesa visita Câmara de Vereadores de Araranguá e fortalece diálogo entre Poderes Próximo

Prefeito Cesar Cesa visita Câmara de Vereadores de Araranguá e fortalece diálogo entre Poderes

Balneário Arroio do Silva sedia Etapa Microrregional do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol Anterior

Balneário Arroio do Silva sedia Etapa Microrregional do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.